Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

segunda-feira, 16 de março de 2015

Prata da casa... dos outros

Quem vê os grandes atletas hoje em dia, reconhecidos no mundo todo, com seus patrocínios milionários, pode pensar que a vida de quem vive nesse meio, não tem complicações e que as coisas são mais fáceis. Mas, basta olhar mais de perto para saber que poucos são aqueles que conseguem patrocínios para viver apenas do esporte. Muitos, por falta de investimentos, acabam desistindo no meio do caminho e alguns outros, abrem mão da sua nacionalidade ou da sua naturalidade, para defender outros países ou Estados, por questões financeiras.

No Rio Grande do Norte, a situação não é diferente. Vários são os atletas que acabam optando por representar outros Estados nas competições nacionais, pelo simples fato de, em outros locais, eles possam ter a estrutura e investimentos necessários para crescer na carreira e tentar alçar vôos maiores, como disputar um Mundial ou os Jogos Olímpicos.

O exemplo de Luiz Victor mostra bem essa situação. Desde os sete anos que ele pratica karatê e, com muitas dificuldades, conseguiu chegar até a seleção brasileira. Durante essa caminhada, vários problemas tiveram que ser suplantados para que Victor atingisse o auge da carreira e o pior deles foi o desânimo, que culminou no abandono do esporte, quando tinha 16 anos. “Esse momento foi muito difícil. Minha vida sempre foi voltada para o esporte, para o karatê e vi que não tinha investimentos e nenhum incentivo para continuar praticando. Por isso decide abandonar o karatê. Fiquei quase três anos sem competir”, relembra Victor.

Depois desse hiato longe do esporte, ele decidiu retornar, já na categoria adulto, buscando seguir seus objetivos e alcançar suas metas. Em toda sua carreira, são mais de 150 títulos: Tetra campeão brasileiro individual, bi campeão brasileiro de equipes por Santa Catarina, campeão brasileiro universitário, campeão internacional Arnold Classic, campeão dos jogos abertos de São Paulo e de Santa Catarina, tetra campeão nordeste, 11 vezes campeão estadual, hexa campeão dos Jern´s e tri atleta ouro.

Tirando as conquistas locais, como os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte e os 11 títulos estaduais, todos as outras conquistas foram defendendo a bandeira de outros Estados, mais precisamente, Santa Catarina e São Paulo. Ele defende a cidade de Piracicaba, no interior paulista e também a de Itajaí, município catarinense.

“Graças ao meu talento, cheguei ao ápice de onde poderia chegar no esporte dentro do Brasil, já que Santa Catarina e São Paulo são os melhores no karatê brasileiro e posso viver disso. Mas, em compensação, é complicado ter que defender outro estado, quando poderia estar defendendo o meu, que, infelizmente, não investe nos atletas”, desabafa Victor.

Além defender as cores de outra bandeira estadual por falta de incentivo, Luiz Victor tem que enfrentar, também, as críticas de ex-atletas que criticaram sua decisão de defender Santa Catarina. “Eu vejo e escuto muitos ex-atletas que falam de mim, por defender outro estado, mas, foi a oportunidade que surgiu para mim e não poderia deixar a aproveitar, como estou fazendo. Infelizmente, acho que na época deles, eles não tiveram essa chance. Tenho certeza de que se tivessem tido, fariam a mesma coisa que eu”, rebate.

Nenhum comentário: