Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

quinta-feira, 5 de março de 2015

‘Leide Morais’ reabre no domingo

Fechado há quase dois anos devido a problemas em sua estrutura física, o Hospital Municipal da Mulher “Maternidade Professor Leide Morais”, na zona Norte de Natal, será reaberto no próximo domingo, 9 de março, Dia Internacional da Mulher.

A conclusão da reforma do prédio, cujas obras começaram em junho de 2013 e custaram meio milhão de reais, foi atrapalhada por problemas burocráticos e acabou sendo adiada três vezes, mas agora o secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, assegurou  que o serviço está em fase de finalização.

Segundo ele, dos 32 leitos da maternidade, 16 estão totalmente prontos e a outra metade está sendo concluída até esta sexta (6). “No domingo, a maternidade abrirá para testes, passando a operar normalmente a partir de segunda-feira (9)”, informou Luiz Roberto.

Ainda de acordo com o secretário, nesse início a Leide Morais funcionará com metade de sua capacidade. O motivo, dessa vez, não é deficiência na estrutura física, mas sim de pessoal. Com remanejamento de profissionais, Luiz Roberto espera que em mais um mês a maternidade esteja funcionando com 27 leitos. Já para ativar os cinco leitos restantes e ter a unidade operando em sua plenitude, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá que contratar novos profissionais, por meio de concurso público. A intenção é que o certame seja realizado até o meio do ano. 

Luiz Roberto destaca que a reabertura da maternidade representa um ganho social muito grande para a população da zona Norte de Natal. Segundo ele, a unidade de saúde pública não só vai diminuir a sobrecarga no Hospital Dr. José Pedro Bezerra, de Santa Catarina, como passará a oferecer uma modalidade diferente de atendimento – o parto humanizado –, com suítes individualizadas para as pacientes ficarem do pré-parto à fase posterior ao nascimento do bebê (puerpério), com direito a acompanhante em tempo integral e assistência dos profissionais médicos. 

“A maternidade foi concebida para oferecer um atendimento humanizado. Até estrutura para parto aquático tem”, acrescentou Luiz Roberto, que explicou também  como a reabertura da Leide Morais vai ser importante no sentido de desafogar o Hospital Dr. José Pedro Bezerra.     

“Referência em partos de alto risco, a unidade hospitalar de Santa Catarina passou a receber também, com o fechamento da Leide Morais, pacientes necessitando de parto de baixo risco, o que ocasionou o superlotamento da primeira. Portanto, logo de início o funcionamento da Maternidade Leide Morais já vai melhorar muito esse problema. E quando estiver operando plenamente, vai desafogar as maternidades Januário Cicco, das Quintas e de Felipe Camarão”.

O Hospital Municipal da Mulher “Maternidade Professor Leide Morais” foi inaugurado pela primeira vez em 23 de dezembro de 2008 e reinaugurado em 9 de março de 2009. Passou por períodos de interdição em 2012 devido às greves sucessivas e no ano de 2013 fechou de vez as portas. Infiltrações, cupins e deficiências na estrutura comprometiam a segurança. A obra de reforma que está sendo concluída nesta semana foi iniciada em junho de 2013.

A partir de segunda-feira, a unidade passa a funcionar, oferecendo assistência ao parto normal e de médio risco, além de serviço de ultrassonografia, mamografia, curetagem uterina e aspiração manual intrauterina.    

Nenhum comentário: