Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Festa da cultura entre o sagrado e o profano

As festas folclóricas e religiosas de começo de ano são marcas registradas do Brasil católico. Atividades divinas e profanas se misturam nas ruas, proporcionando experiências variadas para pessoas de qualquer credo. Em Natal, a tradicional Festa de Santos Reis, no bairro de Santos Reis, é tradicional ponto de celebrações. Já em São Gonçalo do Amarante, as expectativas estarão na Festa de Reis do Boi Vivo, que retomará uma velha tradição que se achava perdida. E em Jardim do Seridó, a secular Festa dos Negros do Rosário é patrimônio vivo em movimento. 

Queima do boi em São Gonçalo
Associação República das Artes/Ponto de Cultura Boi Vivo vai começar neste sábado, e vai seguir até 06 de Janeiro com o 3° Festejo de Reis. Grupos e artistas confirmados para embalar a festa: Boi Calemba Pintadinho, o Pau de Sebo do Mestre Dedé Veríssimo e brincadeiras antigas, Messias do Mamulengo, Raul do Mamulengo, Luiz da Gaita e Forro de Reis, Preá com Melancia, Pastoril Dona Joaquina, Será o Benedito e a queima do Boi de Mestre Elias Baraúnas.

Entre as atrações confirmadas estão o trio de forro pé de serra Preá Com Melancia, formado por João Maria Pinheiro, Zé da Sorte (ator do Alegria Alegria e garoto propaganda da Natal Cap), Alex Benigno e Neto Sanfoneiro. Também destaque para banda Pife Perfumado, de Monteiro/PB. Um dos momentos mais esperados no quesito folclórico da festa: vai haver a ‘queima do boi’, que segundo Mestre Elpídio, não é realizada na Grande Natal desde que Djalma Maranhão pediu aos Mestres que brincavam nos palanques dos prefeito, para não queimar.


A queima será feita pelo Mestre Elias Baraúnas. Ele é de Monte Alegre e fez a ultima queima no ano de 1978. Segundo ele, parou de fazer o ato porque existe uma “maldição” de morte dos brincantes quando queima o boi. Coisas do folclore. A queima será realizada no dia 06 de janeiro, das 18 as 20h. Após a performance de  Mestre Elias, a festa vai continuar com o forró pé de serra Será o Benedito. 

Nenhum comentário: