Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

sábado, 25 de janeiro de 2014

MUNDO: ESTADOS UNIDOS DEVEM NEGOCIAR COM TALIBÃ, DIZ PRESIDENTE AFEGÃO

Presidente do Afeganistão afirma que os Estados Unidos devem deixar o país caso não consigam estabelecer negociações de paz com o talibã. 

Neste sábado, o presidente Hamid Karzai falou à imprensa em Cabul. Ele reafirmou que nenhum tipo de pressão - nem mesmo psicológica - fará com que ele assine o pacto de segurança com os Estados Unidos. Ele ainda completou afirmando os norte-americanos devem deixar o Afeganistão caso não abram negociações de paz com os talibãs.
O Pacto de Segurança é o documento que define o status das tropas de Washington no país asiático após o fim da missão da Otan, no final deste ano. Hamid Karzai quer adiar para depois da eleição presidencial, em cinco de abril, a assinatura do acordo. Com isso, o pacto fica em risco de não ser ratificado, caso o sucessor de Karzai não queira. Assim, as tropas dos Estados Unidos podem ter que deixar totalmente o país no final do ano.
O governo norte-americano quer regulamentar a presença de militares em ações de treinamento e assessoria do Exército afegão para combate de extremistas talibãs. Mas, o governo de Karzai abriu negociações com o grupo, que foi derrubado do poder pela invasão anglo-americana de 2001, apoiada por uma coalizão de países.
Desde então, embora fora do governo, os talibãs nunca foram desmobilizados. Pelo contrário, conseguiram manter apoio e expandiram as operações guerrilheiras também para a região do Vale do Swat, no vizinho Paquistão. Em novembro passado, durante uma reunião de anciãos, Hamid Karzai concordou com os termos do pacto, mas não aceitou assiná-lo.

Nenhum comentário: