Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Cerco a Faluja, no Iraque, deixa 20 mil crianças sitiadas, diz Unicef

Soldado dispara na linha de frente ao sul de Faluja (Foto: Moadh al-Dulaimi / AFP Photo)
Agencia EFE
Soldado dispara na linha de frente ao sul de Faluja (Foto: Moadh al-Dulaimi / AFP Photo)

Pelo menos 20 mil crianças estão sitiadas na cidade de Faluja, onde o exército do Iraque lançou uma ofensiva para tentar recuperar o controle da cidade, que foi tomada pelo grupo terroristaEstado Islâmico (EI) no início de 2014, informou nesta quarta-feira (1º) o Unicef.
Em comunicado, o Fundo das Nações Unidas para a Infância advertiu que os civis "estão ficando sem comida e medicamentos, e que a água também está ficando escassa".
"Desde o começo da operação militar contra Faluja, poucas famílias puderam sair" da cidade, ressaltou o Unicef, antes de indicar que a maioria das pessoas que conseguiram escapar foi localizada em dois acampamentos de deslocados, enquanto uma minoria buscou refúgio com familiares.
No último dia 23, o exército iraquiano, com apoio de aviões da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos e milícias governamentais, deu início a uma ampla ofensiva contra a cidade, que fica cerca de 50 km ao leste de Bagdá.
Tanto o comando do exército como o primeiro-ministro Haidar al Abadi fizeram vários pedidos desde então para que a população deixasse a cidade através dos corredores humanitários abertos pelas forças de segurança.
No entanto, segundo o Unicef, não parece que este plano para retirar os civis tenha tido sucesso até o momento.
"Enquanto a violência continua aumentando em Faluja e em todo o Iraque, estamos preocupados com a proteção das crianças diante da situação de extrema violência", afirmou o Unicef, que também advertiu sobre os risco de os menores serem recrutados obrigatoriamente pelos jihadistas ou separados de suas famílias.
"As crianças que são obrigadas a serem recrutadas para a luta têm suas vidas e seu futuro comprometidos, pois são forçados a usar armas e a lutar em uma guerra de adultos", frisou a organização internacional na nota.
O Unicef também fez um pedido a todas as partes no conflito para que ofereçam proteção às crianças da cidade sitiada e para que se ofereçam caminhos seguros para todos que queiram deixar a cidade.
A ofensiva contra Faluja, o segundo bastião mais importante do EI no Iraque depois de Mossul, entrou neste domingo (29) em sua terceira fase com o assalto ao núcleo urbano da cidade, onde as tropas leais ao governo em Bagdá se depararam com forte resistência dos extremistas armados.

Nenhum comentário: