Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

quinta-feira, 20 de março de 2014

Governo do Estado lança calendário do circuito de exposições agropecuárias 2014

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte apresentará nesta quinta feira (20) o calendário do Circuito Estadual de Agronegócio 2014, em São Paulo do Potengi. A solenidade acontecerá simultaneamente ao lançamento territorial do programa RN Sustentável no município, às 9h, no Buffet Algo Mais.

Para este ano, o circuito de eventos agropecuários contempla 18 feiras agropecuárias, com destaque para as exposições de São Paulo do Potengi, Lajes, Caicó e Currais Novos, além da Festa do Bode e a Expofruit em Mossoró,  culminando com a realização da Festa do Boi 2014, de 11 a 20 de outubro, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

Para o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Tarcísio Dantas, o lançamento do calendário do Circuito de Exposições Agropecuárias 2014 é uma homenagem a São Paulo do Potengi que, tradicionalmente, abre as feiras agropecuárias no RN, sempre com muita organização, enorme participação popular e expectativas positivas por parte dos criadores, especialmente este ano, no qual o reaparecimento das chuvas trouxe novos ânimos para os produtores rurais.

A Exposição Agropecuária de São Paulo do Potengi será realizada de 04 a 06 de abril e é cercada de grandes expectativas por parte dos criadores do Estado.  O presidente da Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC), Alexandre Confessor, afirma que todos os currais já foram reservados.

O secretário comemora, também, o fato da retomada do calendário praticamente em sua totalidade, já que no ano passado várias exposições importantes para o Estado, principalmente aos criadores, não aconteceram, como a Expofruit e Exposições de Currais Novos e Lajes, em função das dificuldades financeiras do Estado.

Para este ano, o Governo do Estado definiu recursos orçamentários da ordem de R$ 1 milhão, que serão aplicados através das parcerias do Estado com a Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC), ANCOC, Comitê Executivo de Fruticultura (COEX) e prefeituras municipais.

De acordo com o coordenador de Eventos da Secretaria da Agricultura, Ricardo Valério, os eventos têm uma ótima relação custo benefício, que é extremamente positivo para a economia do Estado, além de propiciar a valorização da genética potiguar. São esperados negócios da ordem de R$ 200 milhões, distribuídos entre vendas diretas, financiamentos bancários pelo Banco do Nordeste e Banco do Brasil, e os leilões, que normalmente são realizados nesses eventos.

São parceiros estratégicos dos eventos de agronegócio 2014, o Banco do Brasil e Banco do Nordeste, a FAERN/SENAR, SEBRAE, COEX, ABCC, e órgãos da administração indireta, coligados a Secretaria da Agricultura, como a EMATER-RN, EMPARN, CEASA E IDIARN.

As feiras agropecuárias se destacam pelo ambiente ideal para realização de negócios envolvendo animais de elevada genética, onde o comprador poderá adquiri-los dos melhores selecionadores da região, com destaque para o plantel da EMPARN, que tem reconhecimento nacional, pela alta qualidade dos animais, notadamente das raças zebuínas.

Durante a realização das feiras, a EMATER realizará cursos e dias de campo, além de organizar a ida de caravanas de agricultores familiares, para que tenham acesso às novas tecnologias direcionadas à agricultura e pecuária e possam adquirir animais de qualidade.

Nenhum comentário: