Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Prevenção de acidentes nas praias tem bons resultados

O trabalho de prevenção de afogamentos no litoral potiguar, com a ajuda da Força Nacional desde dezembro de 2014, tem apresentado resultados satisfatórios.  O efetivo de guarda-vidas, antes com apenas 33 bombeiros militares, conta hoje com 60 homens. O comandante do Grupamento de Busca e Salvamento, capitão Miranda, disse que não houve nenhuma morte na alta estação deste ano, o que é inédito, segundo ele. Em 2014, o mesmo período registrou três casos. 

Atualmente, o Corpo de Bombeiros está presente diariamente nas praias de Jenipabu, Redinha, do Forte, do Meio, dos Artistas, de Areia Preta, Ponta Negra, Pirangi, Búzios e Camurupim.

De acordo com com o capitão Miranda, as ocorrências também diminuíram, sem precisar os números.  “Antes de o banhista entrar no mar a gente aborda. Essa forma de trabalho foi adotada desde a Copa do Mundo”, lembra. 


Os relatórios do Corpo de Bombeiros mostram que em janeiro de 2015 foram 27 atendimentos em meio aquático e em fevereiro, 56. 

Apesar da maré baixa, com -0.2 metro, os salva-vidas estavam em seus postos na manhã do sábado (18) nas praias. Eles chegam entre 8h e 9h onde permanecem até as 17h. Na Praia do Forte o risco era mínimo, mas o sargento Manoel Rodrigues, da Força Nacional, se colocava à disposição para garantir a segurança dos banhistas. As bandeiras de alerta estavam no chão para quando a maré subisse. A preia-mar, momento em que a água atinge seu nível máximo, seria por volta das 15h, com até 2.6 metros, a maior medida verificada no litoral natalense. 

Embora fosse a maré mais alta do mês, não havia nenhum alerta especial. Os cuidados seriam mantidos, informou o soldado Bohm, guarda-vidas bombeiro militar, na praia dos Artistas.

De acordo com o soldado, as bandeiras são erguidas onde tem correnteza. “Os pontos mais críticos são onde tem passagem e barracas”, explica. “Quando enche, o pessoal fica mais recuado porque a gente orienta”. 

A área que tem um canal entre as pedras na praia do Forte é a que aspira mais atenção. É lá onde se posiciona a dupla de salva-vidas da Força Nacional. “Por aqui se formam duas correntezas que se unem e jogam as pessoas lá para dentro pelo canal”, conta o sargento Manoel, ponderando ao afirmar que é uma área “relativamente tranquila”.

O administrador Marcos Paulo costuma levar a família à praia do Forte. E a orientação é “nunca deixar a filha sozinha”. A pequena Ianna, de 3 anos fica sempre perto dos pais.  A ocorrência mais recente foi há cerca de três semanas, quando um garoto de onze anos passou pelo canal. Para retirá-lo foi preciso usar helicóptero. “Os resgates precisam ser feitos por via aérea ou com embarcação”, disse o sargento. 

As praias urbanas da Grande Natal ganharão novas placas de alerta nesta semana. Na segunda-feira (13), com apoio de iniciativa privada, foi colocada uma na área conhecida como Ponta do Morcego, na praia de Areia Preta. A expectativa é que o Corpo de Bombeiros possa ampliar essas placas para outras praias de forma indicar os lugares de risco para mais banhistas.

A Prefeitura de Natal não tem apoiado a corporação, mas em municípios como Nísia Floresta e Extremoz, o diálogo é aberto. Pelo menos no que diz respeito às bandeiras de sinalização. Em Nísia são 30, graças à parceria.

Nenhum comentário: