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quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Acesso às praias do litoral norte será recuperado

Os cerca  de 80 quilômetros que ligam os municípios de Extremoz a Touros serão restaurados. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte (DNIT/ RN)  deu início às  obras de manutenção e recuperação da BR 101 Norte.   Ao todo serão investidos R$ 20 milhões oriundos do Programa de Conservação, Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema), para  revestimento asfáltico, drenagem e sinalização horizontal e vertical.

O principal acesso às praias do litoral Norte do Estado está conservado, conforme constatou a TRIBUNA DO NORTE, que  percorreu o trecho na tarde de ontem.  Problemas de desníveis e buracos são pontuais e em pequena proporção, como nas proximidades do acesso à Praia de Muriú e da ponte sobre riacho próximo à entrada para a praia de Zumbi. Em alguns trechos há necessidade de reforço de sinalização de trânsito.

A etapa de limpeza de canteiros já foi iniciada nas margens da via. O trabalho será executado pelo Batalhão de Engenharia do Exército, ao longo de dois anos,  O superintendente do DNIT/RN, Walter Fernandes, informou que foi firmado um termo de execução descentralizado, que funciona como um convênio entre os entes federais. Os militares já começaram a organizar a base, próximo a entrada de Muriú.

O projeto, explicou o Walter Fernandes, foi revisto para se adequar às exigências, após dois anos aguardando a liberação, do  Tribunal de Contas da União que havia questionado o projeto inicial,  à época, amparado pelo Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC). Fernandes explica que não há duplicação, mas o trabalho de melhorias e conservação.

“Como foi necessário fazer as readequações para estar em conformidade com o acórdão do TCU, iniciamos agora as obras de recuperação com recursos do Crema”, afirmou.

A obra de restauração e recuperação da pavimentação asfáltica da rodovia federal será divida em três etapas, segundo explicou o superintendente do DNIT. Durante os três primeiros meses, o trabalho será de manutenção, nos nove meses restantes serão feitas as intervenções  com micro revestimento e concreto asfáltico, nos pontos de interseção, a drenagem da via e a implantação da sinalização. “A última fase, será a manutenção contínua do trecho”, disse. O projeto não contempla equipamentos eletrônios para redução de velocidade.

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