Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Natal tem protesto pacífico em dia de jogo da Copa na Arena das Dunas

Manifestantes protestaram na tarde desta segunda-feira (16), em Natal, contra os gastos para a realização da Copa do Mundo no Brasil e contra a Fifa. Segundo a Polícia Militar, cerca de 300 pessoas se reuniram em duas das mais movimentadas avenidas da capital, mas não causaram danos. O ato foi considerado pacífico pela Polícia Militar.
O protesto começou por volta das 16h, três horas antes da partida envolvendo as seleções de Gana e EUA, na Arena das Dunas. "Não houve incidentes, mas duas pessoas foram detidas por desacato, disse o comandante geral da PM no Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo Silva.
O protesto, que teve início em frente ao shopping Midway Mall, na Zona Leste da cidade, que fica a 2,5 quilômetros do estádio. Após a concentração, o grupo seguiu em caminhada pela avenida Senador Salgado Filho em direção à Arena. Apesar de alguns encapuzados terem seguido e por alguns minutos interditado a avenida Prudente de Morais, que também dá acesso ao estádio, não houve confronto com a polícia. Os manifestantes se dispersaram por volta das 17h40.
Em uma página no evento do Facebook, 1.300 pessoas chegaram a confirmar presença no protesto. Também houve convocação em mídias veiculadas em rádios da cidade. O ato foi convocado por 21 entidades e sindicatos com o objetivo de denunciar a falta de investimentos em áreas sociais e contra a visita do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que veio a Natal para assistir o jogo.
O protesto seguiu de forma pacífica pela avenida Salgado Filho. No cruzamento com a Antônio Basílio, o Batalhão de Choque da PM montou um cordão de isolamento e impediu a passagem dos manifestantes.
Da avenida Salgado Filho, o grupo desceu pela Antônio Basílio no sentido Prudente de Morais. Lá, sindicalistas se dispersaram e o protesto continuou com cerca de 50 manifestantes. O grupo retornou para o shopping Midway Mall e também dispersou. “O protesto transcorreu de forma pacífica. Conseguimos monitorar o grupo, que por sinal se comportou muito bem", finalizou o comandante geral da PM.
Mãe Luíza
No início do protesto, sindicalistas e black blocs se uniram com faixas contra a Fifa. Umas das faixas dizia “Somos todos Mãe Luíza. Mais drenagem, menos Copa”, se referindo aodeslizamento de terra que aconteceu na Zona Leste da cidade em razão das forte chuvas que caíram na cidade durante todo o final de semana.
Na rua Guanabara, que fica em Mãe Luíza, a chuva abriu uma imensa cratera, parte do asfalto cedeu e deslizou barranco abaixo. Duas casas foram destruídas. A água ainda levou calçadas de várias residências, um carro, postes de energia, pedras e muita terra para a Via Costeira, principal acesso à rede hoteleira. Não houve feridos, mas 100 famílias foram afetadas e 30 delas estão desabrigadas. Dois prédios que ficam na Via Costeira, próximos à encosta onde ocorreram os deslizamentos, também tiveram que ser evacuados. A prefeitura realiza uma vistoria nas estruturas dos edifícios Aldebaran e Infinity para decidir se os moradores podem retornar aos condomínios.
Calamidade
A Prefeitura de Natal decretou estado de calamidade pública por 180 dias devido aos deslizamentos de terra e transbordamentos de lagoas de captação registrados no sábado (14) e no domingo (15). O documento, assinado pelo prefeito Carlos Eduardo, foi publicado na edição desta segunda do Diário Oficial do Município (DOM).

Nenhum comentário: