Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Doenças associadas ao alcoolismo deixam INSS em alerta

Dados da Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Teresina (PI), revelam que, de janeiro de 2003 a abril deste ano, o INSS concedeu 572 benefícios a segurados com doenças associadas ao alcoolismo. Foram 436 auxílios-doença, 53 aposentadorias por invalidez, 66 amparos sociais e 17 auxílios-doença por acidente do trabalho. Quase R$ 1 milhão foi gasto com o pagamento de benefícios às vítimas do alcoolismo no estado nos últimos dez anos.
Segundo o gerente do INSS em Teresina, Carlos Augusto Viana, só neste ano, 42 segurados já se afastaram do trabalho por alcoolismo, 55 se aposentaram por invalidez e 61 estão amparados como pessoas portadoras de deficiência pelo mesmo motivo. Dois segurados morreram e o INSS está pagando pensão por morte às famílias deles. Em 2014, o INSS já gastou mais R$ 122,6 mil com pagamento de benefícios a segurados vítimas do alcoolismo.
De acordo com Carlos Viana, o aumento é tão preocupante que o próprio INSS mantém um programa na área de saúde e assistência psicológica para seus servidores. O instituto é uma das autarquias federais com grande contingente de empregados. Em todo o País, o INSS tem mais de 45 mil servidores.
Sofrimento e prejuízos
Além de sofrimento, doenças e mortes, o alcoolismo causa muitos prejuízos financeiros aos serviços públicos, principalmente na área da saúde, da segurança, da assistência e da Previdência Social. Especialistas no tratamento de alcoólatras são unânimes em afirmar que o alcoolismo traz consequências negativas tanto para o consumidor de bebida alcoólica quanto para as pessoas que o rodeiam e a para a sociedade como um todo.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) conceitua o alcoolismo como uma doença crônica, causada pelo consumo compulsivo de bebida alcoólica e que torna o usuário progressivamente tolerante à intoxicação produzida pelo álcool e o deixa com sintomas claros de abstinência quando não consome a bebida.

Nenhum comentário: