Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

sexta-feira, 3 de março de 2017

Pesquisadores da UFRN descobrem espécies de fungo na Amazônia

Espécime de S. anomalosporum foi encontrado em ilha do rio Xingu (Foto: Iuri Goulart/Cedida)
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) descobriram novas espécies de fungo na Amazônia brasileira. Das três espécies recém-classificadas, duas já correm risco de extinção por se encontrarem na área alagada para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.
Os espécimes são cogumelos do gênero Scleroderma. Eles são revestidos de um couro grosso, o perídio, que se abre em formato de estrela quando estão maduros.
As espécies ameaçadas, S. anomalospora e S. camassuense, foram recolhidas em março de 2015 na ilha de Camassu, no rio Xingu, antes da conclusão da obra de Belo Monte. A ilha é uma de cerca de 50 que ficaram debaixo d’água com a construção da represa. A terceira, S. duckei, foi encontrada na Reserva Adolfo Ducke, protegida pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
Segundo os pesquisadores, aproximadamente 1.000 espécies de macrofungos já foram descobertas na Amazônia e catalogadas, mas cientistas estimam que no mundo existam cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos no total. A maioria das espécies desconhecidas estaria nas florestas tropicais, ameaçadas pela destruição dos habitats e pela introdução de espécies exóticas.
A pesquisa foi conduzida por pesquisadores do Laboratório de Biologia de Fungos da UFRN e teve a participação das universidades federais da Bahia e do Pará, do Inpa e da Universidade de Tottori, no Japão.
S. duckei visto pelo microscópio (Foto: Iuri Goulart/Cedida)
Na natureza e no laboratório
O coordenador da pesquisa, Iuri Goulart, explica que os fungos são importantes porque fazem o papel de decompositores na cadeia alimentar, transformando a matéria orgânica em elementos inorgânicos, usados pelas plantas e outros “produtores”. Eles também podem ser usados por cientistas na criação de vacinas e medicamentos.
No entanto, Iuri destaca que, antes de descobrir aplicações para essas espécies, é preciso catalogar as espécies existentes. “Nosso estudo demonstra a urgência desse tipo de pesquisa, uma vez que existe um risco de que diversas espécies sejam extintas antes mesmo de serem descritas e nomeadas", afirma.
Fungos do tipo dos Scleroderma, chamados ectomicorrízicos, também ajudam a nutrir solos inférteis fazendo simbiose com as raízes de árvores como o pinus e o eucalipto. Segundo o pesquisador, “apenas uma outra espécie do gênero havia sido descrita ocorrendo em vegetação nativa do Brasil”.

Nenhum comentário: