Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Saindo do segundo plano

Além de uma boa técnica da maioria das jogadoras, o preparo físico tem melhorado e os jogos ganharam em qualidade e velocidade
Em toda cidade, bairro e esquina do Brasil não é muito difícil de perceber que o futebol é o principal esporte do país. As discussões sobre o tema se multiplicam, torcedores orgulhosos desfilam pelas ruas com as camisas dos seus clubes de coração, enfim, é a verdadeira paixão nacional. Desde os primeiros passos a maioria dos brasileiros é contaminada por essa febre que movimenta verdadeiras multidões e cifras milionárias não só aqui, mas em todo o mundo. No entanto, essa paixão e boa parte do negócio que gira em torno disso, se resume ao esporte jogado pelos homens. As mulheres ficam em segundo plano.

Tudo o que envolve a modalidade e os seus principais craques é sinônimo de dinheiro. Os produtos e marcas que têm como garoto propaganda as estrelas do futebol mundial estão passando bem longe da crise e as vendas são crescentes. A chuteira de Cristiano Ronaldo, a camisa de Messi ou até mesmo o shampoo indicado por Neymar são itens em extinção nas lojas especializadas. Mas esse sucesso só é verificado no futebol masculino. Mas, quando o assunto é futebol feminino a realidade é de muita dificuldade, principalmente, aqui no Brasil. A modalidade ainda carece de investimentos e apoios mais fortes para crescer em número de praticantes e em potencial atrativo financeiro.

Aqui na capital potiguar esse cenário não é muito diferente do restante do país. Mesmo com todo esse horizonte um tanto quanto sombrio o horizonte começa a ganhar cores mais vivas e as esperanças de um futuro melhor para as atletas começam a aparecer. O otimismo atende pelo nome de Copa Natal de Futebol Feminino.

A competição pioneira no gênero em Natal foi encerrada no último final de semana e reuniu nove equipes na disputa pelo título. Superou até o número de equipes de uma competição semelhante que houve no estado de São Paulo em 2014. Participaram da competição os times das seguintes comunidades: Rocas, Alecrim Passo da Pátria, Loteamento José Sarney, Gramoré, Parque Floresta, além dos times da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o Natal Futebol Clube e as equipes do União Independente de Extremoz e o Corintians de Caicó. Foram 167 jogadoras inscritas. O certame foi patrocinado pela Prefeitura do Natal que forneceu todo o material esportivo para as atletas, pagou as arbitragens e premiação. O objetivo é fomentar a modalidade no município.

Depois de quase três de meses de campeonato e 52 jogos depois o Corintians levou a melhor sobre o União Independente na final e ficou com o título, vencendo por 3 x 1 o duelo decisivo que foi disputado no tradicional estádio Pascoal de Lima no bairro da Cidade da Esperança. As meninas fizeram bonito ao longo do torneio, especialmente, na final. O grande destaque foi a camisa seis do Corintians, Amanda Leite. Eleita a melhor jogadora da I Copa Natal de Futebol Feminino e ficou com a artilharia do campeonato ao anotar 13 gols. Só em um jogo ela balançou as redes oito vezes. Um verdadeiro recorde. O talento e o jogo bonito da atleta foram decisivos para o alvinegro levantar a taça. Com jogadas envolventes, habilidade e velocidade ela virou o terror das defesas adversárias.

A pernambucana de 26 anos veio a Natal só para jogar na copa e gostou muito do que viu aqui. Ela conta que é uma apaixonada pelo futebol e joga desde os 10 anos. A artilheira enalteceu a importância de competições desse nível que contribuem muito para o crescimento do futebol feminino. A jogadora não esconde de ninguém o sonho de atuar em grandes centros e poder fazer uma tabelinha com Marta na seleção brasileira: “Todos têm seus sonhos e eu não sou diferente. Quero defender as cores do Brasil e estar em campo ao lado de nomes como o de Marta, Cristiane e Formiga”.

O camisa 10 é o jogador mais talentoso de toda equipe de futebol. É uma referência dentro de campo. Todas as jogadas passam por ele. No campeão da Copa Natal isso não é diferente. Com a autoridade de quem ostenta a faixa de capitã da equipe e camisa 10, Edilane, não sentiu medo com tanta responsabilidade e levou para casa o prêmio de melhor jogadora da competição. A felicidade estava estampada no rosto da atleta que tímida economizou nas palavras e dividiu o sucesso do seu desempenho com as companheiras de time: “Nosso grupo é muito unido”.

Edilane promete não descansar e se acomodar com a conquista. Ela almeja crescer ainda mais como jogadora de futebol e quem sabe até sair do país e jogar na Europa. Enquanto o sonho não se concretiza a craque do campeonato vai seguir treinando e aprimorando as suas habilidades para quando a oportunidade surgir obter sucesso: “Vou seguir com meu trabalho nos treinos diários. Confio no meu potencial e ainda quero crescer como atleta profissional”. Se depender da determinação das garotas isso esta muito perto de acontecer.  (Ilo Aranha, especial para a Tribuna)

Natal vai receber Torneio com a seleção brasileira

Chegando a sua sétima edição, o Torneio Internacional de Futebol Feminino de 2015 já tem local confirmado: será em Natal, no Rio Grande do Norte. Pela primeira vez a competição acontecerá no Nordeste e a Seleção Brasileira está na disputa e brigará pelo hexacampeonato - o Brasil foi campeão em 2009, 2011, 2012, 2013 e 2014 (em 2010 o título ficou com o Canadá).

De 2009 a 2012, o Torneio Internacional foi realizado em São Paulo; 2013 e 2014, em Brasília. "É uma alegria imensa confirmar essa competição no Rio Grande do Norte. A Federação também esteve nessa luta e garantimos total apoio para trazer esse Torneio que já entrou para o calendário internacional do futebol feminino. O nosso Estado estará na vitrine internacional e isso é motivo para comemoração", destacou o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo.

O técnico do Brasil, Vadão, sua comissão e as jogadoras estão empolgados em jogar com o apoio da torcida nordestina. "O povo do Nordeste é muito acolhedor e tenho a certeza de que ele nos receberá muito bem. O Torneio Internacional sempre é uma competição bem disputada com grandes seleções e divulgar o futebol feminino em mais uma região do Brasil", disse o treinador Vadão.

A competição é disputada todo anos por quatro seleções que se enfrentam em um quadrangular. Para a a final, avançam as duas que mais pontuaram. As seleções participantes deste ano ainda não estão definidas e serão divulgadas em breve. Os jogos serão em dezembro, nos dias 9, 13, 16 e 20 (final).

Nenhum comentário: