Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

sábado, 17 de agosto de 2019

Pagamentos do Bolsa Família de agosto de 2019 começam nesta segunda-feira (19)

O pagamento dos benefícios do Programa Bolsa Família (PBF) do mês de agosto começa nesta segunda-feira, dia 19. O Ministério da Cidadania (MC) vai repassar R$ 2,6 bilhões para mais de 13,8 milhões de famílias beneficiárias.

Ações de administração de benefícios para a folha de agosto
CANCELAMENTOS - A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) aplicoucancelamento de benefícios para cerca de 17.857 mil famílias. Estas ações foram comandadas após o monitoramento de processos que analisam: 1) as reversões de cancelamento da Averiguação Cadastral (casos de famílias que não atualizaram o cadastro e retornaram ao programa por ação municipal); 2) o período das famílias em Regra de Permanência (o prazo máximo é de 24 meses a contar do registro da renda acima da linha de pobreza). Além disso, outros comandos foram realizados a partir de solicitações das gestões municipais.

BLOQUEIOS – Mais de 421 mil famílias estão com os benefícios bloqueados. A maior parte das ações de bloqueio está relacionada à Ação de Atualização Cadastral 2019, à ação de monitoramento de crianças e/ou adolescentes não localizados em estabelecimentos de ensino ou à Repercussão do Descumprimento de Condicionalidades. Confira abaixo informações importantes dessas ações:

Grupo 5 da Averiguação Cadastral: inicialmente bloqueados em julho, permanecem nessa situação os benefícios de família que apresentam renda diferente da declarada no Cadastro Único nas outras bases administrativas do governo federal.  Para mais informações sobre a ação de não localizados, acesse a Instrução Operacional Conjunta nº 02/SAGI/SENARC da Ação de Atualização Cadastral  2019 e o Bolsa Família InformaNº 640 e 661 para compreender a ação e planejar as ações de acordo com o cronograma.
Famílias com crianças e/ou adolescentes não localizados em estabelecimentos de ensino: inicialmente bloqueados em julho, os benefícios permanecem nessa condição em agosto, para as famílias que estão sem informação pelo 6º (sexto) período de acompanhamento consecutivo. Para mais informações sobre a ação de não localizados, acesse a Instrução Operacional Conjunta nº 26 Senarc/SNAS/MDS e Secadi/MEC e o Bolsa Família Informa nº 657 de 10 de maio de 2019.

ATENÇÃO! A informação do vínculo escolar e da frequência vem do Sistema Presença, do Ministério da Educação. Por isso, para tratar estes casos é preciso atualizar a informação do vínculo escolar no Sistema Presença para retirar o integrante da situação de não localizado (NLOC).

SUSPENSÕES – Aproximadamente 121 mil famílias estão com seus benefícios suspensosem agosto. As ações referem-se às famílias que receberam o Seguro Desemprego para Pescador Artesanal - Seguro Defeso ou à Repercussão do Descumprimento de Condicionalidades. Fique ligado nas orientações a seguir sobre estes públicos:
Seguro Defeso: suspensos neste mês os benefícios das famílias beneficiárias com pessoas que tenham recebido, cumulativamente, o Seguro Desemprego para Pescador Artesanal - Seguro Defeso e o PBF.

Repercussão de Condicionalidades: inicialmente suspensas em julho, permanecem nessa situação os benefícios das famílias com crianças e/ou adolescentes que faltaram a escola mais  do que o permitido nos meses de abril ou maio de 2019.

Fique ligado! O prazo para registro e avaliação de recurso no Sistema de Condicionalidades (SICON) relativo ao descumprimento de condicionalidades da repercussão de julho de 2019 encerra-se no dia 30 de agosto de 2019.
Você precisa acessar o SICON para acompanhar as famílias do PBF? Clique aqui!

O processo de suspensão por SEGURO DEFESO analisou famílias que receberam os dois benefícios no período de 2015 a 2019. Mais de 36% das famílias com benefícios suspensos neste mês receberam o Seguro Defeso nos anos de 2018 e 2019.  Outros 33% receberam o benefício no ano de 2017 e aproximadamente 30% receberam em 2016, restando pouco mais de 1% que tiveram pagamento do Seguro Defeso em 2015. No total, em agosto, este processo suspendeu benefícios de aproximadamente 68 mil famílias.

Tem dúvidas sobre este processo? Clique aqui e acesse o Tira-Dúvidas do Seguro Defeso.

Entenda a metodologia de repercussão do Seguro Defeso no PBF
A Senarc aperfeiçoou a metodologia do processo de suspensão de benefícios do PBF para famílias beneficiárias que tenham recebido, cumulativamente, o Seguro Desemprego para Pescador Artesanal - Seguro Defeso.

Todo mês, após a identificação das famílias que receberam Seguro Defeso, é comandada a suspensão de benefícios dessas famílias. O período de suspensão pode variar de acordo com a quantidade de parcelas do Seguro Defeso que a família recebeu. Após o período da suspensão, o benefício volta a ser pago à família automaticamente. As famílias não receberão as parcelas dos meses de suspensão por recebimento do Seguro Defeso.

As famílias são comunicadas por mensagem no extrato de pagamentos do PBF. Os municípios devem acessar a lista no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SigPBF) para conhecer a relação das famílias suspensas em cada mês. Nessa relação há informação da pessoa que recebeu o Seguro Defeso e das parcelas do Seguro Defeso que motivaram a suspensão.

Mesmo com o benefício do PBF suspenso, as famílias devem continuar cumprindo os compromissos do Programa. Cabe destacar que nesta modalidade de suspensão não há possibilidade de registro de recurso via Sistema de Condicionalidades (Sicon).

A Senarc só suspende o benefício das famílias depois de receber a informação de pagamento do Seguro Defeso. A partir desta informação, a(s) pessoa(s) é identificada na família do PBF. Com isso, é analisado se os meses de referência do Seguro Defeso coincidem com os meses de atendimento da família pelo PBF. Somente depois de confirmada esta coincidência de meses, o benefício da família é suspenso.

As informações do Seguro Defeso são prestadas à Senarc pelo Ministério da Economia, gestor dessa política, que é operacionalizada pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Por isso, caso o RF alegue que ninguém de sua família recebeu o Seguro Defeso, a gestão municipal deve orientá-lo a entrar em contato com a central de atendimento da Previdência Social, no telefone 135, para informações referentes ao Seguro Defeso.

Impactos no PBF a partir da exclusão automática dos cadastros no estado “Atribuindo NIS”
Conforme publicado no Informe Extraordinário de 27 de junho de 2019, a CAIXA implantou, no dia 6 de julho, uma nova versão do Sistema de Cadastro Único. A nova versão passou a excluir automaticamente os cadastros das pessoas que se encontram há mais de 30 dias no estado cadastral “Atribuindo NIS”. Os cadastros em estado “Atribuindo NIS” eram percebidos em uma rotina do SIBEC. Todo mês, no cálculo do Superação da Extrema Pobreza (BSP), os cadastros das pessoas em estado “Atribuindo NIS” eram considerados. Por isso, a exclusão desses cadastros poderá impactar algumas famílias beneficiárias do PBF. Isto porque o cálculo do BSP depende do número de pessoas em cada família. O número de famílias impactadas é pequeno, mas se você tiver alguma dúvida, acesse oInforme Extraordinário de 27 de junho de 2019 para esclarecimentos. Os demais benefícios do PBF não observavam os cadastros em estado “Atribuindo NIS” e não sofrerão impacto.


Nenhum comentário: