Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

AÇÃO EM CINCO ESTADOS RECUPERA 206 MILHÕES DE kWh DE ENERGIA NO PRIMEIRO SEMESTRE

Uma das maiores ações do Brasil no combate a fraudes e furto de energia recuperou, no primeiro semestre deste ano, 206 milhões de quilowatts-hora (kWh). A operação liderada pela Neoenergia nas áreas de concessão de suas distribuidoras Coelba, Celpe, Cosern e Elektro, abrange os Estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Nos seis primeiros meses de 2019, foram realizadas 239 mil inspeções técnicos que resultaram na identificação de 35 mil irregularidades, além da regularização de 34 mil clientes clandestinos. Considerando o volume de energia recuperada, foram restituídos para os cofres públicos, aproximadamente, R$ 31 milhões em tributos (ICMS e PIS/Cofins). A arrecadação de impostos tem como destino investimentos sociais em educação, saúde e melhoria da qualidade de vida da população.

Para ilustrar a dimensão do montante recuperado no período, a quantidade de energia seria suficiente para abastecer por cerca de dois meses uma cidade como Natal, capital potiguar. Os números recordes obtidos no primeiro semestre são o reflexo de operações desenvolvidas para o combate às ligações ilegais, desde as mais simples às mais complexas, que prejudicam o fornecimento de energia e representam risco para a sociedade. Em seis meses, as ações resultaram na prisão ou condução de 99 pessoas para prestar depoimento às autoridades policiais.
O CEO da Neoenergia, Mario Ruiz-Tagle, reforça que as ações de recuperação de energia têm caráter permanente. “Continuaremos no segundo semestre com a execução do nosso plano de combate ao furto e ações de recuperação de energia. Além das inspeções, estamos executando um agressivo plano de troca de medidores para garantir uma adequada medição dos consumos e um plano de investimento em tecnologia de rede para impedir o furto de energia elétrica em áreas mais complexas”, destaca o executivo.
Atuando de forma preventiva, as distribuidoras da Neoenergia contam com apoio de modernas tecnologias e equipes de inteligência que mapeiam e inspecionam os pontos suspeitos. Outro importante apoio vem da população, que também pode contribuir realizando denúncias de forma anônima nos canais de atendimento das concessionárias. Constatadas as irregularidades, os casos são denunciados e periciados pelas autoridades públicas competentes.
“As ações coordenadas extrapolam a simples ideia punitiva para os infratores. Trata-se de uma transformação de cultura, trazendo a compreensão de que o furto de energia representa um mal para toda a sociedade”, comenta o diretor Comercial da Neoenergia, Luiz Flávio.
Fraudes e furtos de energia são distorções sociais que impactam todas as classes sociais, uma vez que prejudicam o fornecimento, colocam a vida em risco e incidem sobre uma parcela da conta de energia. Essa conduta é considerada crime, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com punição que pode variar, conforme o caso, de um a oito anos de reclusão, além de multa. 
 Sobre a Neoenergia
Com 13,9 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas quatro distribuidoras - Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP / MS) -, a Neoenergia é responsável pelo fornecimento de energia para 34 milhões de pessoas, quase 20% da população brasileira. Controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, está presente em 18 estados e é uma empresa integrada de energia, atuando nos segmentos de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização. Na área de geração, entre ativos em operação ou em construção, o grupo possui capacidade instalada de 4,5 GW. Sua área de concessão é de 835 mil quilômetros quadrados e abrange quase 1.000 municípios. É reconhecida como a empresa mais transparente do Brasil, segundo o ranking 2018 da ONG Transparência Internacional.
Fotos: Cosern/Divulgação

Sobre a Cosern
Melhor Distribuidora do Nordeste e 2ª Melhor do Brasil no Prêmio Abradee 2019 e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).
Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:
• Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;
• Baixar o aplicativo da Cosern, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou
• Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN
Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone116 da Cosern.

Nenhum comentário: