Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Congresso destaca necessidade de fortalecer ações na área de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho



A abertura do 3º Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Rio Grande do Norte foi realizada na manhã desta quarta-feira (26) na sede da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales (EGRN) e reuniu um público de 600 pessoas. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Searh) e da Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (CEQVST).

Na ocasião, o titular da Searh, Cristiano Feitosa, disse que o Executivo tem se preocupado em investir na qualidade de vida como uma política de governo e que, por meio do Programa Estadual de QVST, o Estado vem desenvolvendo ações para preservar a saúde dos servidores, melhorar o estilo de vida, o ambiente de trabalho e propiciar condições que possibilitem a gestão de escolhas do bem-estar.

“A realização desse congresso é mais uma dessas ações, que são voltadas para que o servidor adote novas posturas e hábitos saudáveis. Ações agregadas à compreensão da necessidade de um fazer público com eficácia e satisfação, promovendo autoestima e autonomias, variáveis que possibilitam um novo direcionamento na cultura da melhoria e qualidade no serviço público”, disse o secretário. 

A presidente da CEQVST, Maria Elisa Fernandes, lembrou que, apesar das dificuldades, é possível existir qualidade de vida e saúde no trabalho no serviço público. “Não estamos alheios à realidade atual em que enfrentamos momentos difíceis, de crises financeiras, sociais e políticas. Mas acreditamos que possamos realizar uma discussão amadurecida sobre temas da atualidade que afetam a vida das pessoas de forma individual e coletiva, com a clareza da responsabilidade social, do respeito, da ética e da cidadania”, disse Elisa, destacando ainda a intenção de planejar ações conjuntas que possam contribuir de forma mais efetiva e eficaz para a promoção do bem-estar social e da QVST.

Participaram também da solenidade a secretária extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres e vice-presidente da CEQVST, Flávia Lisboa; o secretário estadual de Esporte e Lazer, Canindé de França; e a diretora-geral da EGRN, Socorro Ferreira. O evento teve ainda a apresentação do Coral Som das Águas, formado por 38 funcionários e dependentes da Caern e regido pelo maestro Isak Lucena. 

Na sequência, a antropóloga e especialista em Desenvolvimento de Líderes, Mônica Simionato, realizou a palestra magna do congresso com o tema "Como a QVT pode contribuir com a gestão pública". De acordo com a palestrante, é preciso que as pessoas enxerguem e valorizem atitudes positivas ao seu redor, além de saber gerenciar as próprias emoções. Ela disse que algumas pessoas não expõem suas emoções, pois se sentem reprimidas em determinadas circunstâncias, mas que é importante a diversidade de opiniões e sentimentos alheios ao da maioria, a fim de se construir percepções positivas nas mais diversas situações. 

Mônica Simionato também encorajou os servidores presentes a tomarem iniciativas nos seus ambientes de trabalho, afirmando que as boas práticas não dependem necessariamente dos gestores para acontecer. “Temos sempre que pensar que nós somos os protagonistas das nossas vidas e ao redor de nós tem um monte de gente que podemos contagiar com comportamentos diferentes. Precisamos parar de pensar que porque eu não estou no poder eu não posso atuar e mudar o mundo. Nós podemos fazer milhares de coisas. Cada dia podemos fazer muita coisa boa pra nós e pra todas as pessoas ao nosso redor, inclusive o planeta”, destacou.

Na parte da tarde, foram realizados dois painéis simultâneos sobre as temáticas da "Gestão e sustentabilidade socioambiental" e da "Cogestão no Serviço Público", com a participação de servidores da UFRN, do Idema e da Secretaria Estadual de Saúde. E fechando a programação do dia, a monja Zentchu Silva palestrou sobre "Crescimento pessoal para uma melhor qualidade de vida".

O 3º Congresso de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho do Rio Grande do Norte continua nesta sexta-feira (27) com a apresentação de cases exitosos na área de QVST de alguns órgãos do Estado, a premiação do 6º Torneio de Futebol do Servidor Público e a conferência de encerramento "Um esporte chamado sucesso", que será ministrada pelo empresário e ex-jogador de futebol de areia, Pierre Cunha de Almeida. 

Nenhum comentário: