Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Melão e castanha elevam exportações no RN; 13,6% de incremento, diz Sape

Linha de produção da fábrica Usibras, em Mossoró (RN), principal exportadora de castanha de caju do país (Foto: Anderson Barbosa/G1)
As exportações do Rio Grande do Norte apresentaram incremento de 13,6% no primeiro trimestre deste ano, impulsionadas principalmente pelos produtos do agronegócio. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15) pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), que ponta o melão e a castanha de caju como os principais responsáveis pelo crescimento. Na última quarta (13), o Sebrae já havia anunciado que as exportações potiguares haviam retomado crescimento:14% no comparativo com as exportações do primeiro bimestre do ano passado.

Ainda de acordo com a secretaria, o melão continua liderando a pauta de exportações no estado, com 20,8 mil toneladas comercializadas e U$ 11,6 milhões em negócios. Mas, foi a castanha de caju que obteve o maior crescimento: 76,6% em relação aos três primeiros meses de 2015.
Entre janeiro e março deste ano o estado exportou U$ 60,9 milhões, contra U$ 53,6 milhões comercializados no mesmo período do ano passado. Em termos de volume, foi quase o dobro: 418 mil toneladas contra 220 mil toneladas do ano anterior.
O segundo na pauta de exportações é o mamão, com crescimento de 42% em relação ao ano passado. De janeiro a março deste ano foram exportadas mais de três mil toneladas da fruta, enquanto no mesmo período de 2015 o volume chegou a duas mil. Quanto à castanha de caju, o terceiro na lista, foram comercializadas 704 toneladas, contra 396 em 2015, um incremento de 76,6%.
Melão, mamão e castanha de caju têm participação de 32,8% no total do volume exportado pelo Rio Grande do Norte no primeiro trimestre de 2016. Os números estão disponíveis no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Nenhum comentário: