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quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Faixa semi-exclusiva para ônibus e bicicletas é testada

Pintura da faixa semi-exclusiva da avenida Prudente de Morais está pronta em alguns trechos, que já estão em fase de testes
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) começou ontem, apesar de a pintura do asfalto estar em seu início, o teste da faixa semi-exclusiva para o tráfego de ônibus na avenida Prudente de Morais, nos sentidos ida e volta entre as zonas Sul e Leste de Natal. A diferença em relação à faixa semi-exclusiva que já foi implantada em 5 de setembro na avenida Salgado Filho, é que ela será compartilhada com os ciclistas, por isso a faixa é pintada nas cores branca e vermelha.

O secretário municipal adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro da Silva, confirmou que o teste vai definir se o modelo deve ou não ser implantado em definitivo. 


Ele reafirmou que a implantação da faixa semi-exclusiva na Salgado Filho diminuiu a retenção dos ônibus entre 10 e 15 minutos. Em relação à Prudente de Morais, a faixa semi-exclusiva ainda está sendo implementada – somente um trecho entre a avenida Bernardo Vieira e a Amintas Barros, nos sentidos Candelária e outro entre a rua Antonio Basílio e Bernardo Vieira, sentido Centro, estavam pintados – qualquer avaliação quanto ao comportamento do trânsito, segundo Walter Pedro, só pode ser feita após a conclusão da pintura.

Walter Pedro que as medidas pontuais ocorrem “para priorizar o sistema de transportes de massa”. Portanto, explicou ele, do mesmo jeito que é na faixa semi-exclusiva da Salgado Filho,  na Prudente de Morais também é liberado apenas o trânsito para motoristas de automóveis que precisam entrar à direita em ruas perpendiculares.

Walter Pedro informou, ontem, que até esta sexta-feira (14), a equipe de engenharia de trânsito também fará a cronometragem dos semáforos, vez que com a adoção das faixas semi-exclusivas, os automóveis trafegam somente nas faixas central e da esquerda, “o que naturalmente faz com que diminua-se a velocidade média dos automóveis”.  Segundo ele, o tempo da sinalização semafórica é varíavel, de acordo com o trânsito de veículos. 

No caso da Salgado Filho, no cruzamento com a Amintas Barros, esse tempo ficou em 143 segundos por  ciclo de abertura e fechamento dos sinais verde, amarelo e vermelho; e na avenida Alexandrino de Alencar em 110 segundos.

O empresário do setor de transporte, Eudo Laranjeiras disse que a primeira informação repassada ao setor, era de que a Prudente de Morais teria exclusividade para os ônibus convencionais, enquanto na São José seria priorizada a circulação dos alternativos; e os automóveis trafegariam pela rua Romualdo Galvão, o que ainda não está ocorrendo.  A experiência da faixa exclusiva em Natal vem desde 2007, quando foi  adotado o corredor para ônibus na Bernardo Vieira,  entre o viaduto da Urbana, nas Quintas e a rua Romualdo Galvão, em Lagoa Seca. Outro ponto que conta com a faixa exclusiva de ônibus é a avenida Rio Branco, na Cidade Alta.

Empresários veem faixa com cautelaEm um primeiro momento, os empresários do setor de transporte veem com cautela a novidade da faixa semi-exclusiva compartilhada entre os ônibus e bicicletas. “Tomara que não tenha problema. Para mim, isso é novidade”, disse ontem, o empresário Eudo Laranjeiras, da empresa Trampolim da Vitória.

Para o empresário, a adoção da faixa da faixa semi-exclusiva na Av. Salgado Filho, acabou tirando os automóveis daquela via, empurrando-os para a Prudente de Morais. E isso, segundo Eudo, provocou um atraso no percurso dos ônibus da Trampolim da Vitória, que atendem às linhas intermunicipais para Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal. “Das seis linhas que nós temos, em duas está havendo um aumento no tempo de percurso  de 35 a 40 minutos e em outra de 20 a 25 minutos”, disse Eudo Laranjeiras.

Na opinião de Laranjeiras, o aumento de 50 ônibus intermunicipais, afora os alternativos, que passaram a dividir a Prudente de Morais com o sistema convencional de transporte coletivo também pode ter contribuído para aumentar a demora do ônibus na conclusão do percurso.

Laranjeiras acrescenta a isso, o gargalo do tráfego a partir da Prudente de Morais, quando os veículos entram à esquerda para pegar a avenida Salgado Filho pelo túnel da rua Lima e Silva e por baixo do viaduto estaiado, por conta do estreitamento das faixas de rolamento. A TRIBUNA DO NORTE esteve no local, no horário de pico entre 17h30 e 18 horas, mas o trânsito fluÍa com uma certa normalidade, embora os motoristas tivessem de diminuir a velocidade por causa da curva acentuada à esquerda,  antes de seguirem para a Salgado Filho.

Para Eudo Laranjeiras disse que a implementação das faixas semi-exclusivas é uma experiência importante, que vai passar por uma avaliação, “porque ainda está em seu início”. Segundo o secretário adjunto de Trânsito, Walter Pedro da Silva, a STTU ainda  não tem elementos que comprovem que o tempo de percurso dos ônibus na Avenida Prudente de Morais tenham aumentado, por conta da adoção da faixa semi-exclusiva na Salgado Filho.

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