Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

COSERN DÁ DICAS DE COMO ECONOMIZAR ENERGIA E DIMINUIR O VALOR MENSAL DA CONTA DE LUZ


Para disseminar o conceito de consumo eficiente de energia elétrica e ajudar o consumidor a reduzir o valor mensal da conta de luz sem abrir mão do conforto, a Cosern, empresa do Grupo Neonergia, orienta o uso correto de alguns eletrodomésticos e aconselha a adoção de novos hábitos.

Ar condicionado:
·         Ajuste o aparelho para uma temperatura confortável (cerca de 22° C).
·         Utilize o timer (temporizador) para evitar o funcionamento desnecessário do condicionador de ar.
·         Recorra a ventiladores para manter o clima agradável, após a refrigeração do cômodo.
·         Faça manutenção e limpeza do aparelho com frequência. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico, pois a sujeira acumulada no filtro dificulta a troca de calor e a passagem do ar, exigindo mais potência e, consequentemente, maior consumo de energia.

Geladeiras:
·         Fique atento ao estado de conservação do seu refrigerador. Em más condições, eles chegam a representar 30% do consumo de uma residência.
·         Instale a geladeira e o freezer em locais ventilados da sua casa, longe de fontes de calor (como fogão) e respeitando um espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários.
·         Observe periodicamente a borracha de vedação. Uma vez ressecada, ela é a responsável por um dos maiores desperdícios de energia doméstica.

Chuveiro elétrico:
·         Coloque-o sempre na posição verão. Quanto mais baixa a temperatura da água, menor o consumo de energia.

Ferro elétrico:
·         Organize-se para passar a maior quantidade possível de roupa de uma só vez. É importante otimizar o funcionamento do ferro, aproveitando o calor, e evitar desligá-lo para ligá-lo logo em seguida. Reaquecer o equipamento com frequência é o que aumenta o gasto. O mesmo deve ser feito com o forno elétrico.

Churrasqueira elétrica e grills:
·         Mesmo eventualmente, avalie a necessidade de ligar esses equipamentos. Se possível, substitua os itens elétricos por modelos a carvão ou a gás.

Aparelhos de som e ventiladores:
·         Ouvir música em volume alto e colocar o ventilador na velocidade máxima também contribui para um gasto maior de energia.

Lâmpadas elétricas:
·         Troque as lâmpadas fluorescentes normais ou incandescentes (cuja venda no comércio já está proibida) por lâmpadas de LED.  Além de melhor desempenho, elas economizam cerca de 80% em relação as primeiras e tem maior durabilidade.

Pintura de paredes:
·         Utilize cores claras na pintura das paredes e fique com as janelas da sua casa abertas o maior tempo possível, aproveitando a luz natural. As duas medidas também contribuem para reduzir o consumo de energia.

Compra de eletrodomésticos:
·         Preste atenção e opte por produtos que apresentam o Selo Procel (aquele que identifica aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia).

Nenhum comentário: