Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

terça-feira, 21 de julho de 2015

Governador assina Convênio de Cooperação com Prefeituras e Associações para equipar 41 bandas filarmônicas no Estado






A tradição centenária da formação de bandas filarmônicas no Estado ganhou um reforço do Governo nesta manhã (21). O governador Robinson Faria assinou Convênios de Cooperação com Prefeituras e Associações de Bandas Filarmônicas, os quais vão proporcionar a aquisição de instrumentos musicais para a formação de bandas em 41 municípios do Estado, através do Projeto RN Sustentável e empréstimo do Banco Mundial. A assinatura contou com a participação de outros secretários de Estado como a do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Julianne Faria; do Planejamento e das Finanças, Gustavo Nogueira; os secretários extraordinários de Cultura e Juventude, Rodrigo Bico e Divaneide Basílio; o deputado estadual Fernando Mineiro; o prefeito Cid Arruda, de Nova Cruz e presidente da Associação Espírita de Arez, Francisco Ferreira Xixi, que representaram os demais envolvidos nos convênios de Cooperação.
Em sua fala, Robinson Faria lembrou que sempre foi seu sonho enquanto político ver no Rio Grande do Norte um governo municipalista. “E essa hora já chegou. Essa parceria hoje que nos une vai fortalecer os municípios. Não existe melhor alegria numa cidade do que ouvir uma banda tocando", disse o governador, acrescentando aos prefeitos e prefeitas presentes que alguns problemas - como a epidemia do craque, por exemplo - só serão vencidos com oportunidades, sobretudo para os jovens. “E nesse projeto se dará com arte e cultura”, disse o governador, que anunciou ao final do discurso que tendo em vista a associação entre cultura e turismo, e que o Estado tem alavancado essa segunda atividade em 200%, o Governo quer criar um concurso estadual de bandas que seria realizado em dezembro, de maneira a estimular os músicos participantes, como também mostrar aos visitantes turistas essa importante tradição do Estado.
A primeira dama do Estado e titular da Sethas, Julianne Faria, agradeceu a presença dos chefes municipais e lembrou que o aprendizado de música desenvolve o intelecto e o bem-estar do indivíduo. “Temos muito prazer em firmar esse Convênio que vai beneficiar mais de dois mil jovens. E, aos representantes das Associações aqui presentes, saibam que nossa maior satisfação será ver o fruto desse trabalho. Muitos talentos serão descobertos e esse Governo fará parte dessa história".
O deputado Fernando Mineiro lembrou ao auditório lotado que essa é uma ação do Governo do Estado, a partir do empréstimo com o Banco Mundial. Elogiou o empenho do maestro Bembem de Cruzeta para a formação e o fortalecimento das bandas em todo o Estado e acrescentou: “Esse trabalho não caiu do céu, teve muito esforço por parte do maestro Bembem”, disse, dando uma outra boa notícias para os que fazem as bandas no Estado: “O governador nos garantiu vai tirar do papel e pôr em prática o Sistema Estadual de Bandas. Quero finalizar dizendo que esse ato aqui vai transformar vidas”.

O presidente da Associação Espírita de Arez, representante das Associações de Bandas, Francisco Ferreira Xixi, afirmou aos presentes que a ideia é inspiradora, pois a música influencia e modifica destinos. “As bandas, se bem administradas e bem encaminhadas possibilitarão o autoconhecimento e o desenvolvimento também para a formação escolar e individual”, terminando sua participação no dispositivo, enaltecendo a iniciativa do Governo, utilizando-se de uma frase de Madre Tereza de Calcutá: “As mãos que ajudam são mais sagradas que os lábios que rezam". O prefeito de Nova Cruz, Cid Arruda, associou a atividade musical das bandas com o fortalecimento do turismo no interior do Estado: “Nada mais adequado para as cidades do interior do que ter suas bandas filarmônicas e que a manutenção dos municípios, através de oferecer os locais para ensaio, seja um comprometimento permanente”, disse ele.

Fotos: Rayanne Mainara

-- 
Assecom-RN

Nenhum comentário: