Informática e Fotos

Caiçara do Norte/RN, EMAIL - huggogyu@gmail.com / Twitter segue aew galera: @Hugowillian add aew galera vamos ajudar nas informações e manda informações para o BRASIL.http://hugoegyulliafotografia.46graus.com/portfolio!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Egressos do Campus João Câmara fazem carreira de sucesso no mundo do trabalho

Estudantes de Tecnologia em Energias Renováveis alcançam mercado antes mesmo de finalizarem o curso​

A crescente demanda por profissionais qualificados para atuarem no setor energético do Rio Grande do Norte não levou em consideração o cenário de recessão global que vem afetando diversos países, com diminuição da oferta de empregos e redução dos indicadores econômicos. Exemplo desse sucesso é o que vem acontecendo com alunos egressos do curso de Tecnologia em Energias Renováveis, oferecido pelo Campus João Câmara do IFRN.

Levantamento feito pela Diretoria Acadêmica do Campus atesta que mais de 90% dos alunos que concluíram o curso atuam hoje na sua área de formação, em empresas dentro e fora do estado. É o caso dos tecnólogos Emanuel Melo, Hugo Azevedo, Pedro Carvalho e Wagner Oliveira, egressos do curso, que foram efetivados na empresa FieldCore (do grupo General Electric), após período de estágio na empresa. Eles são alguns dos que encontraram na formação de nível superior a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho antes mesmo de finalizarem o curso.

Experiência
Os ex-alunos contam que a aproximação do IFRN com as empresas do setor foi essencial para a inserção deles no mercado de trabalho. Emanuel falou sobre a oportunidade de estágio: na última semana de aula, o professor Dener [Dener Albuquerque, coordenador do curso à época] nos informou que a FieldCore estava com processo seletivo aberto para contratação de quatro estagiários, então, enviamos currículo e participamos de entrevista. Após assinatura do contrato de estágio, viajamos para Pernambuco e participamos de um treinamento específico sobre operação das máquinas da empresa e as normas técnicas e de segurança do serviço. Só após isso iniciamos a prática profissional”.

Outro integrante do grupo, Pedro Carvalho, destacou a relevância da oferta dessa graduação: “a qualidade do curso e dos laboratórios do Campus foram fundamentais para formar a base de conhecimentos técnicos que utilizamos no campo e com certeza isso foi um diferencial que a empresa levou em consideração quando decidiu nos efetivar no emprego”.

Oferta
Sendo pioneiro no Brasil, o Campus João Câmara do IFRN oferta, desde 2012, o Curso Superior de Tecnologia em Energias Renováveis. Avaliado pelo MEC, com o Conceito 4 (perfil muito bom de qualidade), o curso de energias já é referência na formação de mão de obra qualificada para as diversas empresas do setor energético que atuam no Rio Grande do Norte e em outros estados. A região de Mato Grande, em que está situado o Campus, recebe a instalação de diversos parques eólicos em função das condições climáticas, em que ventos fortes são uma constante. 

O curso superior de Tecnologia em Energias Renováveis tem como objetivo geral formar profissionais capazes de compreender o processo de produção, transmissão e distribuição de energia elétrica através das fontes de energia renováveis (Eólica, Solar e Hidráulica) e, dessa forma, realizar atividades de especificação, projeto, implantação, operação e manutenção de sistemas que utilizem uma dessas três formas de energia.
Possibilidades de atuação contemplam empresas do setor de energia, sejam públicas ou privadas, atuando no planejamento técnico e na execução de projetos que envolvam a utilização de energias renováveis de matriz eólica, solar ou hidráulica, supervisionando e coordenando equipes, bem como avaliando a eficiência e adequação de equipamentos aos propósitos planejados, observando as normas e legislações em vigor, de maneira responsável, ética e profissional.
Parcerias
Exercendo o papel de ponte entre a parte acadêmica e o mundo do trabalho, a gestão do Campus e a Coordenação do curso vêm buscando, desde sua implantação, firmar parcerias com empresas que atuem na região, encaminhando alunos para realização de estágio e promovendo aulas de campo guiadas, além de diversas palestras com profissionais de renome nacional e internacional, bem como desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão na área de produção de energias renováveis.
O Rio Grande do Norte corresponde hoje à maior fonte eólica do país, com mais de 150 parques instalados e possui grande área de expansão. Sobre as expectativas de crescimento do setor energético no RN, Hugo Azevedo comentou: “A tendência é que surjam ainda mais vagas de emprego nessa área nos próximos anos, tendo em vista que serão instalados novos campos de energia eólica no estado em breve”.

Nenhum comentário: