Mossoró - A produção de frutas do Rio Grande do Norte destinada ao mercado interno tem como foco principal as grandes redes supermercadistas. O cenário atual favorece as negociações, especialmente as relacionadas ao melão. Números do Grupo Pão de Açúcar (GPA), maior representante do setor, dão conta de que 5.5% das frutas compradas são de melão. A quantidade é expressiva, mas segundo o gerente Comercial Nacional de Frutas Frescas do GPA, Renato Generoso, que ministrou palestra durante o lançamento da edição 2014 da Feira Internacional da Fruticultura Irrigada (Expofruit), na noite de quarta-feira (7), em Mossoró, o dado pode ser ainda mais relevante. Aagregação de valor é apontada como alternativa para elevar esta cifra.
“O total de 5.5% das compras já representa algo muito expressivo dentro do universo de compras do grupo, mas temos demanda para que esse número seja elevado. Agregar valor ao produto é uma saída. O mercado tem condições de absorver novos produtoscomo o melão já cortado ou em saladas prontas, por exemplo”, detalha.
Consumidores
De acordo com executivo, a alternativa está diretamente ligada ao novo perfil de consumidores brasileiros, que exigem, além da qualidade, cada vez mais praticidade nos produtos consumidos.
“Os consumidores têm uma vida super corrida, e toda facilidade que for apresentada, será benvinda. Produtos que facilitem este novo estilo de vida aumentarão o consumo e, consequentemente, o grupo passará a comprar mais a fruta”, alerta.
Outro fator a ser considerado é o fato do Rio Grande do Norte estar localizado na Região Nordeste, a praça que apresenta maior crescimento junto ao Grupo Pão de Açúcar, entre 25% e 30% ao ano. Os investimentos do grupo na região também representarão aumento nas comercializações com fruticultores potiguares.
Agregar valor ao produto é uma saída. O mercado tem condições de absorver novos produtos como o melão já cortado ou em saladas prontas, por exemplo Renato Generoso - Gerente Comercial de Frutas Frescas do GPA.
Além de variadas espécies de melão, mas com carro chefe o do tipo amarelo, o Grupo Pão de Açúcar compra ainda dos produtores potiguares como a mandioca, o mamão formosa e a melancia. Neste último caso, a quantidade ainda é pequena. A produção do Estado ainda é insuficiente para atender ao grupo em números mais elevados.
Expofruit espera volume maior de negócios
A Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit foi lançada em Mossoró, com o anúncio de muitas novidades e a expectativa de movimentar R$ 20 milhões e de receber um público de 30 mil pessoas nos três dias da feira.
Tendo como tema “Venha conhecer o precioso sabor da nossa região”, a 17ª edição do evento será realizada de 24 a 26 de setembro, período de safra das frutas produzidas na região. “Estamos muito otimistas e redobrando energias para realizar uma ótima feira. Nossa expectativa é de superar o número de negócios das últimas edições. Inclusive a mudança na data vai privilegiar o aumento das vendas dos produtores regionais e proporcionar que os visitantes de feira possam visitar a área de produção”, afirma Luiz Roberto Barcelos, presidente do Comitê da Fruticultura do Rio Grande do Norte – Coex.
Americanos
Entre as novidades anunciadas também está a homenagem a um mercado importador a cada edição, neste ano o país escolhido é o Estados Unidos, mercado em crescimentoe considerado essencial para os fruticultores locais. “Durante a feira vários compradores norte-americanos visitarão a região para conhecer a qualidade das nossas frutas e, com isso, expandir o mercado para a exportação”, explicou Barcelos.
A importância do mercado norte-americano e dos esforços que vem sendo realizados pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte - Sebraepara ampliar esse comércio foram lembrados pelo diretor técnico da instituição, João Hélio Cavalcanti. “Temos que ampliar nossos desafios, metas e investimentos em relação ao mercado norte-americano”, afirmou.
Também estiveram presentes no evento o reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido- Ufersa, Arimatéia Matos, e o representante da governadora Rosalba Ciarlini, o secretário do Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), Tarcísio Ribeiro Dantas, ambos reconheceram a importância da fruticultura para a economia potiguar e reafirmaram o apoio ao evento.
O diretor comercial da Expofruit, João Manoel, reafirmou a boa expectativa em relação à feira e a procura de novas empresas por estandes, inclusive do exterior. A estrutura do evento possui 300 estandes. Cada um possui 12 m2.
A parceria com o Rally do Melão foi outra novidade apresentada durante o lançamento da Expofruit. A competição de regularidade, que será realizada de 13 a 14 de junho, percorre vários pontos de área de produção frutícola e que também possuem contexto histórico das cidades de Mossoró e Baraúnas. “O Rally está na terceira edição e assim como a Expofruit, valoriza e divulga as riquezas que a fruticultura traz para Mossoró, Baraúnas e região”, disse o coordenador do torneio, Romero Cavalcanti. A Expofruit é realizada por meio de parceria entre o Coex, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).
“O total de 5.5% das compras já representa algo muito expressivo dentro do universo de compras do grupo, mas temos demanda para que esse número seja elevado. Agregar valor ao produto é uma saída. O mercado tem condições de absorver novos produtoscomo o melão já cortado ou em saladas prontas, por exemplo”, detalha.
Consumidores
De acordo com executivo, a alternativa está diretamente ligada ao novo perfil de consumidores brasileiros, que exigem, além da qualidade, cada vez mais praticidade nos produtos consumidos.
“Os consumidores têm uma vida super corrida, e toda facilidade que for apresentada, será benvinda. Produtos que facilitem este novo estilo de vida aumentarão o consumo e, consequentemente, o grupo passará a comprar mais a fruta”, alerta.
Outro fator a ser considerado é o fato do Rio Grande do Norte estar localizado na Região Nordeste, a praça que apresenta maior crescimento junto ao Grupo Pão de Açúcar, entre 25% e 30% ao ano. Os investimentos do grupo na região também representarão aumento nas comercializações com fruticultores potiguares.
Agregar valor ao produto é uma saída. O mercado tem condições de absorver novos produtos como o melão já cortado ou em saladas prontas, por exemplo Renato Generoso - Gerente Comercial de Frutas Frescas do GPA.
Além de variadas espécies de melão, mas com carro chefe o do tipo amarelo, o Grupo Pão de Açúcar compra ainda dos produtores potiguares como a mandioca, o mamão formosa e a melancia. Neste último caso, a quantidade ainda é pequena. A produção do Estado ainda é insuficiente para atender ao grupo em números mais elevados.
Expofruit espera volume maior de negócios
A Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada – Expofruit foi lançada em Mossoró, com o anúncio de muitas novidades e a expectativa de movimentar R$ 20 milhões e de receber um público de 30 mil pessoas nos três dias da feira.
Tendo como tema “Venha conhecer o precioso sabor da nossa região”, a 17ª edição do evento será realizada de 24 a 26 de setembro, período de safra das frutas produzidas na região. “Estamos muito otimistas e redobrando energias para realizar uma ótima feira. Nossa expectativa é de superar o número de negócios das últimas edições. Inclusive a mudança na data vai privilegiar o aumento das vendas dos produtores regionais e proporcionar que os visitantes de feira possam visitar a área de produção”, afirma Luiz Roberto Barcelos, presidente do Comitê da Fruticultura do Rio Grande do Norte – Coex.
Americanos
Entre as novidades anunciadas também está a homenagem a um mercado importador a cada edição, neste ano o país escolhido é o Estados Unidos, mercado em crescimentoe considerado essencial para os fruticultores locais. “Durante a feira vários compradores norte-americanos visitarão a região para conhecer a qualidade das nossas frutas e, com isso, expandir o mercado para a exportação”, explicou Barcelos.
A importância do mercado norte-americano e dos esforços que vem sendo realizados pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte - Sebraepara ampliar esse comércio foram lembrados pelo diretor técnico da instituição, João Hélio Cavalcanti. “Temos que ampliar nossos desafios, metas e investimentos em relação ao mercado norte-americano”, afirmou.
Também estiveram presentes no evento o reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido- Ufersa, Arimatéia Matos, e o representante da governadora Rosalba Ciarlini, o secretário do Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), Tarcísio Ribeiro Dantas, ambos reconheceram a importância da fruticultura para a economia potiguar e reafirmaram o apoio ao evento.
O diretor comercial da Expofruit, João Manoel, reafirmou a boa expectativa em relação à feira e a procura de novas empresas por estandes, inclusive do exterior. A estrutura do evento possui 300 estandes. Cada um possui 12 m2.
A parceria com o Rally do Melão foi outra novidade apresentada durante o lançamento da Expofruit. A competição de regularidade, que será realizada de 13 a 14 de junho, percorre vários pontos de área de produção frutícola e que também possuem contexto histórico das cidades de Mossoró e Baraúnas. “O Rally está na terceira edição e assim como a Expofruit, valoriza e divulga as riquezas que a fruticultura traz para Mossoró, Baraúnas e região”, disse o coordenador do torneio, Romero Cavalcanti. A Expofruit é realizada por meio de parceria entre o Coex, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) e a Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).
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