O trânsito sob o viaduto do Baldo, nas avenidas Deodoro da Fonseca e Rio Branco, será suspenso dentro de 15 dias. A informação é do secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Tomaz Neto. A interdição será necessária para o início da recuperação estrutural do segmento do viaduto que fica sobre as duas principais vias do centro da cidade.
Ontem os andaimes estavam instalados no canteiro central que separa as duas avenidas. O chefe da pasta informou que a equipe da Prefeitura de Natal chegou até cogitar a acabar com o canteiro central para adequar o fluxo de automóveis nesse período. “A gente vem trabalhando isso com a STTU [Secretaria de Mobilidade Urbana] para fazer o que desvio de tráfego sem estar desmanchando o canteiro central, como se imaginava que seria necessário inicialmente”, contou.
O secretário não adiantou se as avenidas serão interditadas simultaneamente, nem por quanto tempo levaria a intervenção viária. Os detalhes da interdição deverão ser discutidas nos próximos dias com o secretário adjunto de Trânsito, Walter Pedro da Silva, assim que o responsável pela Semov voltar de uma licença médica na próxima segunda-feira. “Como são duas vias largas dá para fazer uma solução com cones ali. Em pouco tempo a gente deve devolver o trânsito de volta ao normal”, acrescentou.
No ano passado, as avenidas já haviam sido interditadas, por força de uma ação judicial, durante dez dias. A decisão foi tomada em função da estrutura do canal do baldo, que fica sob a Rio Branco e a Deodoro. Só depois que a Prefeitura de Natal fez o escoramento provisório da estrutura de concreto corroído, a justiça deferiu a liberação para o tráfego. A ação foi de autoria da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente. Na rua Mermoz, uma das vias utilizadas para o desvio do tráfego, ainda resta um poste semafórico, utilizado à época.
Atualmente, segundo o secretário, a recuperação estrutural do viaduto está em 82%. Desta vez, ele manteve o mesmo prazo dado a nossa equipe de reportagem no mês passado: abril deste ano. “No máximo, até o final do mês”, acrescentou.
Prazos
Diversos prazos foram dados desde que a obra teve início ainda no primeiro semestre de 2014. “Durante a execução da obra ou gente manteve muita coisa ou a gente alterou algumas soluções aí tivemos que comprar outro tipo de material”, justificou o secretário. Ainda segundo ele, o engenheiro projetista do viaduto, Hugo Mota, voltará a Natal para realizar uma inspeção da obra e verificar se o projeto de recuperação feito por ele foi executado como deveria.
Construído ainda em 1978 na gestão do Prefeito Vauban Farias, o viaduto nunca passou por manutenção. O projeto em andamento pela BMB construções LTDA está no valor de R$ 1.790.242,29 prevê uma trafegabilidade da estrutura por mais 20 anos. Desde outubro de 2012, o tráfego sobre o viaduto está interditado.
Ontem os andaimes estavam instalados no canteiro central que separa as duas avenidas. O chefe da pasta informou que a equipe da Prefeitura de Natal chegou até cogitar a acabar com o canteiro central para adequar o fluxo de automóveis nesse período. “A gente vem trabalhando isso com a STTU [Secretaria de Mobilidade Urbana] para fazer o que desvio de tráfego sem estar desmanchando o canteiro central, como se imaginava que seria necessário inicialmente”, contou.
O secretário não adiantou se as avenidas serão interditadas simultaneamente, nem por quanto tempo levaria a intervenção viária. Os detalhes da interdição deverão ser discutidas nos próximos dias com o secretário adjunto de Trânsito, Walter Pedro da Silva, assim que o responsável pela Semov voltar de uma licença médica na próxima segunda-feira. “Como são duas vias largas dá para fazer uma solução com cones ali. Em pouco tempo a gente deve devolver o trânsito de volta ao normal”, acrescentou.
No ano passado, as avenidas já haviam sido interditadas, por força de uma ação judicial, durante dez dias. A decisão foi tomada em função da estrutura do canal do baldo, que fica sob a Rio Branco e a Deodoro. Só depois que a Prefeitura de Natal fez o escoramento provisório da estrutura de concreto corroído, a justiça deferiu a liberação para o tráfego. A ação foi de autoria da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente. Na rua Mermoz, uma das vias utilizadas para o desvio do tráfego, ainda resta um poste semafórico, utilizado à época.
Atualmente, segundo o secretário, a recuperação estrutural do viaduto está em 82%. Desta vez, ele manteve o mesmo prazo dado a nossa equipe de reportagem no mês passado: abril deste ano. “No máximo, até o final do mês”, acrescentou.
Prazos
Diversos prazos foram dados desde que a obra teve início ainda no primeiro semestre de 2014. “Durante a execução da obra ou gente manteve muita coisa ou a gente alterou algumas soluções aí tivemos que comprar outro tipo de material”, justificou o secretário. Ainda segundo ele, o engenheiro projetista do viaduto, Hugo Mota, voltará a Natal para realizar uma inspeção da obra e verificar se o projeto de recuperação feito por ele foi executado como deveria.
Construído ainda em 1978 na gestão do Prefeito Vauban Farias, o viaduto nunca passou por manutenção. O projeto em andamento pela BMB construções LTDA está no valor de R$ 1.790.242,29 prevê uma trafegabilidade da estrutura por mais 20 anos. Desde outubro de 2012, o tráfego sobre o viaduto está interditado.
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