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quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Acesso à Redinha tem fluxo alterado

Até a próxima semana a Prefeitura e o Governo do Estado pretendem concluir as mudanças no trânsito da rotatória da Avenida João Medeiros Filho, na zona Norte de Natal. Há quase duas semanas a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) é Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vêm realizando intervenções no “trevo” da Estrada da Redinha para desafogar o tráfego na região. Desde então, o motorista que segue da zona Norte para o Centro da cidade via Ponte Newton Navarro não é mais obrigado a enfrentar 30 minutos de congestionamento para chegar ao seu destino.
Por enquanto a ação dos agentes de trânsito é temporária. Até o final de semana a Semob vai implementar uma nova sinalização na área. “Até o final de semana está sinalizado com faixas de pedestre e tachões para canalizar o tráfego”, afirmou o secretário adjunto de Trânsito, Walter Pedro. Só após a sinalização da Semob ficar pronta é que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irá implantar um semáforo de pedestre para as pessoas atravessarem a via, visto que o fluxo passará a ser intenso.

Para isso, o semáforo que  controla o trânsito no trecho será retirado. Antes da intervenção, o condutor que seguia pela Estrada da Redinha para a Ponte Newton Navarro encontrava um sinal de trânsito quando chegava na rotatória. Agora esse equipamento será retirado e o fluxo será contínuo para a ponte, de acordo com o que informou o engenheiro do Detran, Mizael Gadelha, que ontem esteve juntamente com Walter Pedro, analisando os últimos ajustes para as mudanças na região.

Ontem, a equipe do Detran ainda mudava de posição um outro semáforo do “trevo” para melhorar o tráfego. O equipamento será deslocado alguns metros para trás por questões técnicas, explicou Gadelha. Todas as modificações foram impulsionadas pelas diversas reclamações da população, que segundo o secretário adjunto da Semob eram constantes. “A população reclamava há muito tempo. Devido a isso, entramos em contato com a direção do Detran para a realização dessas mudanças, porque isso é competência estadual”, explicou.

Pró-transporte
A Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sin) começou os serviços do Pró-transporte em novembro e 2013, quando a ordem de serviço foi assinada. Na zona Norte de Natal o projeto custará R$ 88,2 milhões, que devem ser aplicados em obras que têm dois anos para serem concluídas. 

Segundo a secretária Kátia Pinto, até o dia 30 de janeiro o Governo deve lançar um Decreto no Diário Oficial do Estado sobre as desapropriações na área. O trecho compreende intervenções de mobilidade urbana e pavimentação asfáltica a partir da Redinha - avenidas Conselheiro Tristão e Moema Tinoco - até o entroncamento com a BR-101  Norte. Ao todo são mais de 270 imóveis que deverão passar pelo processo de desapropriação.

“Tivemos a preocupação de entrar em contato com os moradores e hoje toda a população é a favor. Já estamos finalizando as avaliações dos imóveis e o Decreto deve sair até o final do mês”, explicou a titular da SIN. Ainda de acordo com Kátia Pinto, a obra está num ritmo aceitável, mas poderia estar melhor. Devido a problemas com as licenças ambientais, as obras desaceleraram. 

Até o final de março o prolongamento da Avenida Moema Tinoco até a BR-101 Norte estará com o serviço de desmatamento e movimento de terra – implantação da base e subbase da pista – concluído. Até o dia 15 deste mês, o trecho da Avenida Conselheiro Tristão deverá começar a receber o serviço de limpeza e relocação de cercas.

QUEM
Walter Pedro, secretário adjunto de Trânsito da Semob Natal

O QUE
Explicou que, após as intervenções na rotatória da Av. João Medeiros Filho, os motoristas devem economizar pelo menos 30 minutos da zona Norte à Cidade Alta, via Ponte Newton Navarro


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