EMANUEL MARQUES
DO NASCIMENTO, O EMANUEL MARQUES É MECÂNICO DE MANUTENÇÃO E NASCEU EM SÃO BENTO
DO NORTE, TEM ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO E VAI CONCORRER AO CARGO DE DEPUTADO
FEDERAL NAS ELEIÇÕES 2014 PELO PSDC, A COLIGAÇÃO UNIÃO PELA MUDANÇA
I COMPOSTA POR 14 PARTIDOS!
QUANDO SUA MÃE DESCOBRIU QUE ELE TINHA POLIOMIELITE, MAIS CONHECIDA COMO PARALISIA INFANTIL, MESMO APÓS TER TOMADO A TERCEIRA DOSE DA VACINA CONTRA A DOENÇA, EMANUEL MARQUES DO NASCIMENTO, ENTÃO COM UM ANO E MEIO DE IDADE E JÁ ANDANDO PELA CASA, NÃO SABIA DE COMO SUA VIDA SERIA DALI PARA FRENTE. DE ORIGEM HUMILDE, EMANUEL NÃO ESCAPOU DA OBRIGAÇÃO DE TER QUE BRIGAR PELO SEU SUSTENTO, MESMO NÃO PODENDO CONTAR COM O MOVIMENTO DAS PERNAS. DEIXOU AS DIFICULDADES DE LADO E CONSEGUIU CONSTITUIR FAMÍLIA E CRIAR DOIS FILHOS ATRAVÉS DA PESCA PROFISSIONAL. E FOI JUSTAMENTE NESSA ATIVIDADE QUE ELE DESCOBRIU O ESPORTE QUE MUDARIA DE VEZ A SUA VIDA: A NATAÇÃO, TORNANDO-SE UM DOS MELHORES PARATLETAS DO RIO GRANDE DO NORTE.
TUDO COMEÇOU QUANDO OS AMIGOS DE EMANUEL O COMEÇARAM A INCENTIVAR A PRATICAR NATAÇÃO, TENDO EM VISTA SUA DESENVOLTURA DENTRO DA ÁGUA, MESMO SEM O MOVIMENTO DAS PERNAS, ADQUIRIDA ATRAVÉS DA PESCA, ATIVIDADE QUE REALIZADA DESDE OS 10 ANOS DE IDADE. SEM ABANDONAR A ATIVIDADE QUE GARANTIA O SUSTENTO DE SUA FAMÍLIA, EMANUEL DECIDIU ENTÃO SEGUIR O CONSELHO DOS AMIGOS E PROCUROU UM CLUBE DE NATAÇÃO PARA COMEÇAR A TREINAR. FOI NO TUTUBARÃO QUE ELE COMEÇOU A DAR AS PRIMEIRAS BRAÇADAS EM UMA PISCINA OLÍMPICA E CHAMOU A ATENÇÃO DOS TREINADORES PARA SEU POTENCIAL NO ESPORTE.
HOJE EM DIA, EMANUEL É ATLETA DA SOCIEDADE AMIGOS DO DEFICIENTE FÍSICO (SADEF), QUE REALIZA UM GRANDE TRABALHO NO PARADESPORTO E A QUEM ELE DEDICA TUDO O QUE JÁ CONQUISTOU NO ESPORTE. A PESCA PROFISSIONAL JÁ NÃO FAZ MAIS PARTE DE SUA ROTINA, JÁ QUE O CALENDÁRIO DE TREINAMENTO FICOU INCOMPATÍVEL COM O DE TRABALHO. "EU PASSAVA 13 OU ATÉ 15 DIAS EM ALTO MAR PESCANDO. AÍ COMECEI A PESCAR 15 DIAS E TREINAR 15, MAS DEPOIS FOI FICANDO MAIS DIFÍCIL CONTINUAR COM AS DUAS COISAS E HOJE EM DIA EU NÃO TENHO MAIS COMO ME DEDICAR À PESCA", CONTA. ELE DISSE AINDA QUE JÁ PROCUROU DIVERSAS VEZES APOIO DA INICIATIVA PRIVADA, MAS SEMPRE ENCONTROU, LITERALMENTE, AS PORTAS FECHADAS. "A PRIMEIRA DIFICULDADE É VOCÊ CONSEGUIR FALAR COM A PESSOA RESPONSÁVEL. QUANDO VOCÊ DIZ QUE É PARA CONVERSAR SOBRE PATROCÍNIO, JÁ FICA MAIS DIFÍCIL", REVELA. "JÁ BUSQUEI VÁRIAS VEZES PATROCÍNIO, MAS OS EMPRESÁRIOS DAQUI SÓ DIZEM QUE NÃO TÊM CONDIÇÕES", SALIENTA.
CONTANDO APENAS COM O DINHEIRO QUE RECEBE DE SUA APOSENTADORIA, EMANUEL TEM PROBLEMAS PARA SUSTENTAR A ESPOSA E OS DOIS FILHOS, DE 12 E 17 ANOS. A DIFICULDADE É AINDA MAIOR EM VIRTUDE DE MORAR NA PRAIA DE PIRANGI DO NORTE E NECESSITAR DE UM AUTOMÓVEL PARA IR AOS TREINOS E AS SESSÕES DE FISIOTERAPIA. "EU PRECISO MUITO DO CARRO, ATÉ PORQUE OS ÔNIBUS QUE FAZEM A LINHA ATÉ BEM POUCO TEMPO NEM TINHAM ENTRADA PARA DEFICIENTES. ESSE ANO É QUE COLOCARAM TRÊS, MAS ANTES NÃO HAVIA NENHUM", COMENTA EMANUEL.
SONHO É REPRESENTAR O RN NO PARAPAN
O DESAFIO AGORA É CONSEGUIR PATROCÍNIO PARA PODER COMPETIR NO BRASILEIRO. EMANUEL DIZ QUE ESTÁ TENTANDO JUNTO À PREFEITURA DE PARNAMIRIM UMA AJUDA DE CUSTO, PRINCIPALMENTE PARA SUPRIR A AUSÊNCIA DO BOLSA ATLETA. A META DELE PARA ESSE ANO É PARTICIPAR DOS JOGOS PARAPANAMERICANOS, QUE ACONTECERÃO EM NOVEMBRO NA CIDADE DE GUADALAJARA, NO MÉXICO. PARA ISSO ELE PRECISA SUAR BASTANTE PARA CONSEGUIR OS ÍNDICES NECESSÁRIOS DURANTE ETAPA NACIONAL DO CIRCUITO BRASIL. "MINHA META É IR PRO PARAPANAMERICANO E REPRESENTAR O RIO GRANDE DO NORTE", DIZ. EMANUEL ESPERA QUE DAQUI PARA LÁ POSSA CONTAR COM O APOIO FINANCEIRO DAS INICIATIVAS PÚBLICA E PRIVADA, NÃO SÓ PARA ELE, MAS PARA TODOS OS PARADESPORTISTAS QUE CARREGAM O NOME DA CIDADE E DO ESTADO NAS COMPETIÇÕES PELO BRASIL E PELO MUNDO.
ELE CONTA QUE OS ATLETAS E PARATLETAS DO ESTADO VIVEM UM VERDADEIRO DRAMA E MUITOS DESISTEM DO SONHO DE DESPONTAR NO ESPORTE POR CAUSA DA FALTA DE CONDIÇÕES DE TREINO E DE PARTICIPAR DE COMPETIÇÕES. QUESTIONADO SE JÁ PENSOU EM IR PROCURAR UMA OUTRA PRAÇA ESPORTIVA, COM MAIS TRADIÇÃO NO ESPORTE PARAOLÍMPICO, EMANUEL REVELA QUE O AMOR PELO RIO GRANDE DO NORTE NUNCA O DEIXOU SAIR DO ESTADO. "EU AMO NATAL, GOSTO MUITO DO MEU ESTADO E NUNCA PENSEI EM SAIR. SOU FILHO DESSA TERRA", DISSE. O HOMEM QUE JÁ PROVOU A SI MESMO AOS AMIGOS E FAMILIARES QUE É CAPAZ DE VENCER QUALQUER OBSTÁCULO NA VIDA, NÃO ESCONDE O SONHO QUE É NUTRIDO POR QUALQUER ATLETA. "CLARO QUE EU QUERO CHEGAR À OLIMPÍADAS E SE EU CHEGAR AO PARAPAN VOU ESTAR MUITO MAIS PRÓXIMO DAS PARAOLIMPÍADAS. E, COM CERTEZA, ISSO É O SONHO DE QUALQUER ATLETA", DIZ.
SUSTENTO VEM DO CONSERTO DE BARCOS
TENDO DIREITO AO BOLSA ATLETA, PROGRAMA DO GOVERNO FEDERAL, O NADADOR DIZ QUE ESSE ANO AINDA NÃO TEVE ACESSO A NENHUMA MENSALIDADE DO BENEFÍCIO, QUE É DE R$ 750 MENSAIS E É CONSIDERADO FUNDAMENTAL NO SUSTENTO DA FAMÍLIA E PARA CUSTEAR AS DESPESAS RELACIONADAS AOS TREINAMENTOS E COMPETIÇÕES. "A ÚLTIMA VEZ QUE EU RECEBI FOI NO MÊS DE NOVEMBRO E DE LÁ PARA CÁ AINDA NÃO SAIU MAIS NENHUMA VEZ", DIZ. A FALTA DE PATROCINADOR E DO PODER PÚBLICO FEZ COM QUE EMANUEL PROCURASSE UMA OUTRA ATIVIDADE PARA COMPLETAR SUA RENDA MENSAL. PORADQUIRIR CONHECIMENTO SOBRE EMBARCAÇÕES AO LONGO DOS MAIS DE 20 ANOS DE PESCA, EMANUEL ENVEREDOU PELA MECÂNICA DE BARCOS E HOJE EM DIA DIVIDE OS TREINAMENTOS COM OS CONSERTOS DE EMBARCAÇÕES ATRACADAS NO RIO DOCE DE PIRANGI, ONDE MORA.
ELE CONTA QUE UM VERDADEIRO PAI PARA ELE NO ESPORTE FOI O EX-PREFEITO DE PARNAMIRIM, AGNELO ALVES, QUE COMEÇOU A DAR UMA AJUDA DE CUSTO PARA ELE CONTINUAR TREINANDO SEM SER PREJUDICADO PELA REDUÇÃO NA RENDA COM A PESCA. MESMO COM TODOS OS DESAFIOS, EMANUEL PERSEVEROU E COMEÇOU A SE DESTACAR NA NATAÇÃO. EM 2010, FICOU EM 9º LUGAR NO RANKING MUNDIAL NA CATEGORIA S5 E ESTEVE ENTRE OS TRÊS MELHORES NO BRASIL. A MAIS RECENTE CONQUISTA DELE FOI NA ETAPA NORTE-NORDESTE DO CIRCUITO BRASIL PARAOLÍMPICO DE ATLETISMO, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO, REALIZADA EM FORTALEZA-CE NOS DIAS 19 E 20 DE MARÇO. NA BAGAGEM DE VOLTA A NATAL, FORAM CINCO MEDALHAS DE OURO E DUAS DE PRATA, ALÉM DE ÍNDICE TÉCNICO PARA O CIRCUITO BRASIL PARAOLÍMPICO DE ATLETISMO, HALTEROFILISMO E NATAÇÃO, QUE ACONTECE EM AGOSTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário