Eles usam paletó e gravata, foram eleitos por voto popular, participam de sessões plenárias, são chamados de deputados, e têm menos de 19 anos. Este é o Parlamento Jovem da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Projeto de Lei executado há quatro anos na Casa, integrando a juventude com o exercício da política “in loco”. Desde o dia 8 de agosto a posição é oficial, e diferente dos quatro anos de vigência dos deputados oficiais, o cargo possui validade de um ano – periodicidade do projeto. Os 24 adolescentes, sendo 15 homens e 9 mulheres, tomaram posse do cargo em sessão solene, e aguardam para setembro a primeira sessão ordinária, de período mensal, que eles vão liderar. Com direito a mesa diretora e proposição de pauta.
Eles vêm de escolas públicas e privadas do Estado, sorteadas pela coordenação do projeto, ainda no começo do ano. Cada escola tem direito a dois representantes. Foram escolhidas 12 unidades educacionais, sendo duas da iniciativa privada, outras 10 públicas, e destas quatro são obrigatoriamente fora da capital. Em suas escolas, os jovens fazem campanha eleitoral, como todo político, e ganham os candidatos que tiveram mais votos dos colegas, restritamente, estudantes de ensino médio. Nesta quarta edição, atuando em 2014, estão representadas escolas de Natal, Monte Alegre, Bento Fernandes, Tangará e São Paulo do Potengi. Mais de 50 jovens disputaram a eleição que definiu os 24 deputados.
“Eles chegam com timidez, mas então adquirem desenvoltura. Na fala, na apresentação, no comportamento... a conviver com as diferenças”, menciona Lucy Dantas, coordenadora do projeto Parlamento Jovem. “O mais importante é que eles adquirem conhecimento da importância da funcionalidade do legislativo com a sociedade”, frisa.
Antes mesmo de tomarem posse, os jovens parlamentares são instruídos para exercerem o cargo, com todas as responsabilidades de um deputado oficial. É promovido curso intensivo preparatório com eles, lecionado pelo procurador da Assembléia Legislativa, Israel Nunes. “Trabalhamos a temática ‘conhecendo o legislativo’. O curso é para ter uma noção de como proceder em toda tramitação ordinária, em todas as fases de uma sessão”, explica. Eles adquirem o conhecimento do regimento interno da casa, e dos caminhos burocráticos para realização de suas funções.
“A gente faz tudo para que seja o mais próximo da realidade”, ressalta Pádua Martins, também coordenador do projeto. Nas sessões ordinárias mensais, os jovens deputados, divididos por partidos temáticos, têm direito a proporem emendas, projetos de lei, discutirem temas, e promoverem audiências públicas. A exemplo do ano passado, que teve como uma das audiências públicas anuais, a discussão sobre abastecimento de água em João Câmara, cidade de um dos deputados.
Este projeto proposto pela deputada estadual Márcia Maia, e ocorre há quatro anos seguidos. “A motivação foi, principalmente, a necessidade de colocar para a juventude a importância do poder legislativo. A função de um deputado no Governo”, destaca a deputada, expondo também que discussões tidas em plenária do Parlamento Jovem são apropriadas pelos deputados oficiais. Uma maneira de tornar real as propostas dos jovens deputados.
Antes mesmo de tomarem posse, os jovens parlamentares são instruídos para exercerem o cargo, com todas as responsabilidades de um deputado oficial. É promovido curso intensivo preparatório com eles, lecionado pelo procurador da Assembléia Legislativa, Israel Nunes. “Trabalhamos a temática ‘conhecendo o legislativo’. O curso é para ter uma noção de como proceder em toda tramitação ordinária, em todas as fases de uma sessão”, explica. Eles adquirem o conhecimento do regimento interno da casa, e dos caminhos burocráticos para realização de suas funções.
“A gente faz tudo para que seja o mais próximo da realidade”, ressalta Pádua Martins, também coordenador do projeto. Nas sessões ordinárias mensais, os jovens deputados, divididos por partidos temáticos, têm direito a proporem emendas, projetos de lei, discutirem temas, e promoverem audiências públicas. A exemplo do ano passado, que teve como uma das audiências públicas anuais, a discussão sobre abastecimento de água em João Câmara, cidade de um dos deputados.
Este projeto proposto pela deputada estadual Márcia Maia, e ocorre há quatro anos seguidos. “A motivação foi, principalmente, a necessidade de colocar para a juventude a importância do poder legislativo. A função de um deputado no Governo”, destaca a deputada, expondo também que discussões tidas em plenária do Parlamento Jovem são apropriadas pelos deputados oficiais. Uma maneira de tornar real as propostas dos jovens deputados.
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