A região do Mato
Grande, mais precisamente o município litorâneo de Caiçara do Norte, é a mais
adequada para receber a construção de um terminal marítimo graneleiro, o novo
porto do Rio Grande do Norte, que será voltado principalmente para receber
navios graneleiros de grande porte, dando vazão ao extenso volume de produção
de minério no Estado.
A tese foi defendida
por Abraão Lincoln, presidente da Confederação Nacional de Pescadores e
Aquicultores (CNPA), baseada em estudos recentes da Marinha, que apontam falha
geológica no mar daquela cidade como condição técnica adequada para receber
navios de grande calado.
“Se formos levar em
conta os aspectos técnicos e sociais, o novo porto deve ser construído em
Caiçara do Norte, beneficiando trabalhadores de toda a região do Mato Grande”,
destacou Abraão Lincoln, defendendo que o novo terminal seja construído em
Caiçara, município de enorme potencial pesqueiro com uma falha geológica no mar
que amplia a profundidade das águas de 7 para 12 metros.
“É tecnicamente provado
que há potencial em Caiçara para ter um atracadouro de embarcações de grande
porte, graneleiros com capacidade de 50 mil a 100 mil toneladas. Os dados são
da Capitania dos Portos. É preciso rever este projeto”, cobrou Abraão
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