Os cerca de 80 quilômetros que ligam os municípios de Extremoz a Touros serão restaurados. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Norte (DNIT/ RN) deu início às obras de manutenção e recuperação da BR 101 Norte. Ao todo serão investidos R$ 20 milhões oriundos do Programa de Conservação, Restauração e Manutenção de Rodovias (Crema), para revestimento asfáltico, drenagem e sinalização horizontal e vertical.
O principal acesso às praias do litoral Norte do Estado está conservado, conforme constatou a TRIBUNA DO NORTE, que percorreu o trecho na tarde de ontem. Problemas de desníveis e buracos são pontuais e em pequena proporção, como nas proximidades do acesso à Praia de Muriú e da ponte sobre riacho próximo à entrada para a praia de Zumbi. Em alguns trechos há necessidade de reforço de sinalização de trânsito.
A etapa de limpeza de canteiros já foi iniciada nas margens da via. O trabalho será executado pelo Batalhão de Engenharia do Exército, ao longo de dois anos, O superintendente do DNIT/RN, Walter Fernandes, informou que foi firmado um termo de execução descentralizado, que funciona como um convênio entre os entes federais. Os militares já começaram a organizar a base, próximo a entrada de Muriú.
O projeto, explicou o Walter Fernandes, foi revisto para se adequar às exigências, após dois anos aguardando a liberação, do Tribunal de Contas da União que havia questionado o projeto inicial, à época, amparado pelo Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC). Fernandes explica que não há duplicação, mas o trabalho de melhorias e conservação.
“Como foi necessário fazer as readequações para estar em conformidade com o acórdão do TCU, iniciamos agora as obras de recuperação com recursos do Crema”, afirmou.
A obra de restauração e recuperação da pavimentação asfáltica da rodovia federal será divida em três etapas, segundo explicou o superintendente do DNIT. Durante os três primeiros meses, o trabalho será de manutenção, nos nove meses restantes serão feitas as intervenções com micro revestimento e concreto asfáltico, nos pontos de interseção, a drenagem da via e a implantação da sinalização. “A última fase, será a manutenção contínua do trecho”, disse. O projeto não contempla equipamentos eletrônios para redução de velocidade.
O principal acesso às praias do litoral Norte do Estado está conservado, conforme constatou a TRIBUNA DO NORTE, que percorreu o trecho na tarde de ontem. Problemas de desníveis e buracos são pontuais e em pequena proporção, como nas proximidades do acesso à Praia de Muriú e da ponte sobre riacho próximo à entrada para a praia de Zumbi. Em alguns trechos há necessidade de reforço de sinalização de trânsito.
A etapa de limpeza de canteiros já foi iniciada nas margens da via. O trabalho será executado pelo Batalhão de Engenharia do Exército, ao longo de dois anos, O superintendente do DNIT/RN, Walter Fernandes, informou que foi firmado um termo de execução descentralizado, que funciona como um convênio entre os entes federais. Os militares já começaram a organizar a base, próximo a entrada de Muriú.
O projeto, explicou o Walter Fernandes, foi revisto para se adequar às exigências, após dois anos aguardando a liberação, do Tribunal de Contas da União que havia questionado o projeto inicial, à época, amparado pelo Programa de Aceleração do Desenvolvimento (PAC). Fernandes explica que não há duplicação, mas o trabalho de melhorias e conservação.
“Como foi necessário fazer as readequações para estar em conformidade com o acórdão do TCU, iniciamos agora as obras de recuperação com recursos do Crema”, afirmou.
A obra de restauração e recuperação da pavimentação asfáltica da rodovia federal será divida em três etapas, segundo explicou o superintendente do DNIT. Durante os três primeiros meses, o trabalho será de manutenção, nos nove meses restantes serão feitas as intervenções com micro revestimento e concreto asfáltico, nos pontos de interseção, a drenagem da via e a implantação da sinalização. “A última fase, será a manutenção contínua do trecho”, disse. O projeto não contempla equipamentos eletrônios para redução de velocidade.
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